Como cuidar das unhas: 10 dicas práticas para incluir na rotina!
Unhas,

Como cuidar das unhas: 10 dicas práticas para incluir na rotina!

27 de julho de 2022
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Não aguenta mais unhas frágeis e quebradiças, mas não quer investir em procedimentos como alongamentos e esmaltação em gel? Que tal descobrir como cuidar das unhas com algumas mudanças de hábitos?

As unhas são placas córneas de células mortas compostas especialmente por queratina, uma proteína responsável por proteger e dar resistência a diversas áreas do corpo. Além da beleza, mantê-las limpas e saudáveis é fundamental para evitar problemas como infecções de fungos, que se alimentam dessa proteína.

Pensando nisso, preparamos este artigo recheado de informações, com dez dicas práticas para cuidar dos mais diversos tipos de unhas. Continue a leitura e fique por dentro dos detalhes!

1. Hidrate-as!

Apesar de serem compostas por células mortas, as unhas também precisam de hidratação para se manterem saudáveis, fortes e bonitas. Por isso, a primeira dica é investir em cremes para as mãos à base de ureia, óleos como os de semente de uva, lanolina ou silicone. Aplique-os nas mãos, sobre as unhas e cutículas, diariamente, até três vezes ao dia.

2. Tenha seu próprio kit de manicure

Seja em casa ou em um lugar especializado, outra dica para quem não sabe como cuidar das unhas é sempre ter seu próprio kit de manicure, com lixas, alicates, espátulas, entre outros equipamentos. Assim, é possível assegurar a higienização dos itens antes de usá-los e não correr riscos de se expor a possíveis doenças, bactérias ou fungos.

3. Evite o contato com produtos de limpeza

Alguns produtos de limpeza podem conter componentes extremamente prejudiciais à saúde das unhas. Por isso, o ideal é evitar o contato direto com as soluções, optando sempre por manuseá-las com luvas — as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indicam o uso de uma luva de algodão por baixo e uma de borracha por cima.

4. Não puxe a pele da cutícula e prefira não retirá-la!

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a principal função das cutículas é proteger as unhas. A camada fina de pele evita que sujeiras e bactérias entrem e cheguem à matriz ungueal, que é a parte mais importante da unha. Por isso, a dica é não puxá-la nem retirá-la por completo, para evitar possíveis patologias.

5. Opte por removedor em vez de acetona

Para saber como cuidar das unhas, uma dica é substituir a tradicional acetona por um removedor de esmalte. Por conta de seus componentes químicos, a acetona resseca as unhas e é mais agressiva, já os removedores podem contribuir para a hidratação das unhas.

6. Cuidado com o contato excessivo com a água

A unha é um material orgânico feito com várias camadas de queratina. Seu contato excessivo com a água pode amolecer essas camadas, deixando-as mais fracas. Em razão disso, a dica é sempre tomar cuidado com excessos e, em alguns casos, optar pelo uso de luvas.

7. Não roa ou coloque as unhas na boca

Talvez uma das dicas mais importantes para quem deseja descobrir como cuidar das unhas é não roê-las. Além de causar problemas bucais e prejudicar a aparência dos dentes, o mau hábito contribui para infecções na área. Fora isso, a acidez da saliva também as fragiliza.

8. Respeite o formato natural das unhas

Existem diferentes tipos de unhas naturais, com os mais diversos formatos (redonda, quadrada e oval). Na hora de lixá-las, é importante respeitar esse formato, justamente para evitar quebras e problemas no crescimento.

9. Faça um intervalo entre as esmaltações

Além dos cuidados diários, também é importante se atentar às quantidades de esmaltação. Até mesmo para quem ama colorir as unhas, o indicado é pintá-las somente uma vez por semana e deixá-las respirar por, no mínimo, uma semana no mês, conforme as orientações da SBD.

10. Tenha uma alimentação nutritiva!

Por último, para quem deseja saber como cuidar das unhas para crescer, aqui vai uma dica valiosa: ter uma alimentação saudável e equilibrada. Unhas fracas e quebradiças são sinal de que o organismo não está recebendo todos os nutrientes necessários para a formação de queratina.

O processo de formação de queratina pede as seguintes substâncias: vitaminas A, C, D, E e do complexo B, ferro, cálcio, selênio, silício e magnésio. Esses nutrientes podem ser adquiridos por meio da alimentação, principalmente em alimentos como carne, leguminosas, leite e derivados. Então, não esqueça de incluí-los no seu prato.

Turbine seus cuidados com nutricosméticos!

Agora que você já sabe como cuidar das unhas dos pés e das mãos, que tal descobrir como turbinar sua rotina de cuidados? Com os nutricosméticos da Belíssima Beauty, você garante um mix de nutrientes para cuidar de sua beleza de dentro para fora.

Entre as opções, o Collagen+ é desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno, além de outros ativos potentes, como ácido hialurônico, ácido ortosilícico, biotina, vitaminas e minerais. Dessa forma, sua composição ajuda a estimular a produção de colágeno pelo organismo, enquanto oferece mais saúde e vitalidade para cabelos, unhas e pele.

Há também o Mega Hair, um nutricosmético feito à base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. Seus ativos favorecem a produção de queratina, principal proteína dos fios e unhas, deixando-os mais fortes e hidratados.

mulher segurando pote de collagen+, um nutricosmético indicado para quem quer saber como cuidar das unhas

Leia também: “Por que roer as unhas faz mal?”

Gostou do conteúdo e já sabe como cuidar das unhas de dentro para fora? Então, que tal aproveitar o tempo livre para conferir as novidades aqui no blog? Se quiser, leia também: “Por que roer as unhas faz mal?” e aproveite.

Fontes consultadas:

Sociedade Brasileira Dermatologia (Brasil). Cuidados com as unhas. Conheça suas unhas, [S. l.], p. 1, 24 out. 2016. Disponível em: https://www.sbd.org.br/cuidados-com-as-unhas/. Acesso em: 11 jul. 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

como usar melasma olhos cuidados com o cabelo tratamento oleoso salmão alimentação bem-estar exercícios gergelim cacau vitiligo salada peeling benefícios oleosa automassagem mel tipos de cabelo receita saudáveis pele acneica praia bicicleta sérum grão-de-bico comer páscoa condicionador niacinamida psoríase vitamina antioxidantes pepino tarefas colágeno em pó quinoa banana água micelar como preparar ácido mandélico colorir verdades óleo de gergelim unhas tipos ingredientes práticas grisalho limpeza whey comidas esfoliação sopa casa saúde da mente queda de cabelo como usar protetor térmico cabelos como fazer mitos tratamentos saudável dermatite spa day molho manga sinais manicure dormir festa junina elasticidade olheiras cuidados pessoais tropical saúde capilar dia da saúde e nutrição protetor térmico carne babyliss suplementação sensível cuidados dicas de saúde saúde menta adoçante penteados simples arroz de couve-flor petiscos rotina lanches nutrição capilar técnicas skincare low carb Envelhecimento dieta rugas ácido protetor solar lifestyle retinol fruta alongamento causas treino nhoque maquiagem receitas açucar curiosidades Colágeno frango loiro perda ansiedade o que é ovo de páscoa shampoo açúcar demerara café ácido latico burrata cuidados com a pele hidratação cabelo refeições shampoo a seco gelado colágeno hidrolisado saúde mental pele oleosa Beleza escova radicais livres sintomas argila cuidados com as unhas empoderamento feminino cabelo cacheado verão babosa ovos dicas iorgute Pele vaselina inverno jantar coloridas saúde do corpo meditação meditação guiada natural panqueca para que serve salgadinho saúde salada de bacalhau alimentação saudável