No Brasil, o mês de junho é sinônimo de comemoração, e nada é melhor para celebrar que preparar as melhores comidas de Festa Junina, não é? Afinal, os aperitivos já fazem parte da tradição e não podem ficar de fora do seu arraiá.
Então, quais são as comidas típicas da Festa Junina e como prepará-las? Para responder a essa pergunta, o time da Belíssima Beauty preparou este artigo com cinco receitas deliciosas que não podem faltar na comemoração. Veja a seguir!
1. Canjica
Também conhecida como curau ou jimbelê, a canjica é um prato típico da culinária brasileira que marca presença entre as comidas de Festa Junina. De origem africana, essa iguaria é doce e tem o milho como principal ingrediente. Veja como preparar:
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de milho para canjica;
- 1 xícara de chá de amendoim salgado triturado;
- 1 colher de sopa de aroma de baunilha;
- 1 lata de leite condensado;
- 3 xícaras de chá de leite;
- 1 L de água;
- canela em pó a gosto.
Modo de preparo
- Em um refratário, deixe o milho de molho durante três horas. Depois, escorra a água e coloque-o em uma panela grande ou de pressão. Adicione a água e deixe cozinhar até amolecer;
- Destampe a panela, então adicione o leite, o amendoim triturado, o aroma de baunilha, o leite condensado e a canela. Misture bem e volte ao fogo para cozinhar por mais dez minutos, mexendo sempre até engrossar. Sirva o prato quente ou gelado.
2. Cuscuz paulista
Como o próprio nome sugere, o cuscuz paulista é um prato típico do Brasil, mas mais especificamente do sudeste brasileiro. Feito com farinha de milho, ele também é uma opção bastante requisitada entre as comidas de Festa Junina. Saiba preparar!
Ingredientes
- 3 xícaras de chá de farinha de milho grossa;
- 2 latas de sardinha ou atum;
- ½ xícara de chá de azeite;
- 3 ovos cozidos;
- 1 lata ou caixa de molho de tomate;
- 1 lata de ervilha;
- 1 lata de milho-verde;
- 2 copos de água;
- 1 cebola picada;
- 1 pimentão;
- 1 tablete de caldo de legumes;
- cheiro-verde a gosto;
- sal a gosto;
- tomate para decorar.
Modo de preparo
- Em uma panela em fogo médio, refogue a cebola, o pimentão, a ervilha, o milho-verde, o molho de tomate, o cheiro-verde, a sardinha e o tablete de caldo no azeite.
- Em outra panela, coloque a água e, quando ela atingir fervura, misture a farinha de milho até cozinhar. Enquanto isso, unte uma forma (redonda com furo) com azeite e coloque os ovos, os tomates e a sardinha por baixo.
- Coloque a massa na forma, deixe esfriar e desenforme. Sirva como desejar!
3. Pé de moleque
O pé de moleque é um doce que, com certeza, provoca nostalgia. Afinal, ele tem o próprio gostinho de infância e remete muito às quermesses de vila. Não é à toa que ele se tornou uma das comidas de Festa Junina mais populares. Venha com a gente e descubra como prepará-lo!
Ingredientes
- 1 xícara de chá de amendoim torrado sem pele;
- 1 xícara de chá de açúcar;
- 1 lata de leite condensado.
Modo de preparo
- Em uma panela, misture o açúcar e o amendoim, e leve ao fogo baixo. Continue mexendo sempre, até o açúcar caramelizar, sem deixar escurecer. Depois, adicione o leite condensado em fio e mexa com uma colher de cabo longo por cerca de quinze minutos ou até a massa se desprender do fundo da panela;
- Unte uma assadeira com manteiga, despeje a mistura e nivele com a ajuda de uma espátula. Deixe esfriar, corte e sirva como desejar.
4. Cocada
A cocada é uma das comidas de Festa Junina que não podem faltar na celebração. Ela é uma sobremesa típica da culinária brasileira que surgiu na época do Brasil Colônia, quando a cana-de-açúcar começou a ser cultivada. Quer saber como prepará-la? Confira a seguir!
Ingredientes
- 2 xícaras de açúcar;
- 2 xícaras de coco ralado;
- 1 xícara de água;
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal.
Modo de preparo
- Em uma panela, misture o açúcar com a água e leve ao fogo médio até formar uma calda. Lembre-se de não mexer durante a fervura. Em seguida, adicione o coco ralado e a manteiga, depois misture bem;
- Mexa a mistura até que a sobremesa comece a desgrudar do fundo da panela, o que deve demorar cerca de 10 a 15 minutos. Feito isso, desligue o fogo e continue mexendo até a consistência ficar firme;
- Retire a cocada da panela e, com a ajuda de duas colheres, molde a sobremesa. Coloque-a em uma superfície untada com manteiga e deixe esfriar antes de servir.
5. Maçã do amor
A maçã do amor não é uma sobremesa original do Brasil, mas se popularizou entre as comidas de Festa Junina. Não se sabe ao certo onde ela foi criada, mas acredita-se que ela venha do Oriente Médio ou da Europa. Independentemente de onde veio, ela é adorada ao redor do mundo.
Ingredientes
- 6 maçãs médias;
- 2 xícaras de açúcar;
- ½ xícara de xarope de milho;
- ½ xícara de água;
- Corante alimentício vermelho;
- Palitos.
Modo de preparo
- O primeiro passo é preparar as maçãs, ou seja, lavá-las e retirar os caules. No lugar dos caules, insira um palito de sorvete. Reserve as maçãs e separe uma panela para misturar o açúcar, a água e o xarope de milho;
- Ligue o fogo médio e deixe a mistura ferver. Quando isso acontecer, adicione algumas gotas do corante vermelho e misture até obter a cor desejada. Reduza o fogo até a temperatura média-baixa e deixe a mistura ficar no ponto de bala dura;
- Retire a panela do fogo e mergulhe as maçãs na mistura. Lembre-se de cobri-las completamente! Feito isso, deixe-as descansar em uma assadeira forrada com papel-manteiga untado. Depois, é só servir.
Aproveite para cuidar de si mesma com a Belíssima Beauty
Agora que você já tem uma lista de comidas doces e salgadas para a Festa Junina, que tal descobrir como cuidar de si, de dentro para fora, com a Belíssima Beauty?!
Já ouviu falar sobre nutricosméticos? Com um mix de nutrientes, esses suplementos alimentares favorecem a saúde da pele, das unhas e dos cabelos, enquanto proporcionam mais beleza e vitalidade para o dia a dia. No nosso site, você encontra duas opções incríveis: Collagen+ e Mega Hair.