Conheça 6 benefícios do cacau para pele e corpo
Ciência,
Ingredientes,

Conheça 6 benefícios do cacau para pele e corpo

4 de abril de 2022
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Sabia que o cacau, além de poder ser transformado no nosso tão querido chocolate, é repleto de nutrientes que favorecem nossa saúde? Pois é! São vários os benefícios do cacau para a pele, cabelo e para o organismo como um todo.

Em comemoração ao Dia do Cacau, que acontece em 26 de março, listamos as principais vantagens de inserir o fruto na alimentação — é claro, em formas mais puras e combinadas com outros ingredientes saudáveis. Confira e anote as dicas para a sua rotina de autocuidado!

Entenda os nutrientes presentes no cacau

O cacau é uma fruta nativa da região da Amazônia, rica em polifenóis, composto orgânico encontrado em frutas e verduras com potente ação antioxidante e anti-inflamatória. Os polifenóis são um grupo de mais de oito mil componentes, entre eles os flavonoides. Os mais abundantes nas sementes são a catequina e a epicatequina, que atuam no controle da pressão arterial e no combate de inflamações.

Justamente por essas propriedades, a fruta tem sido utilizada como objeto de estudo por centenas de anos. Segundo registros históricos, no século XVI, o cacau era utilizado como medicamento em tratamento de doenças, inflamações, desordens digestivas e insônia, isoladamente ou combinado com ervas, plantas e outros suplementos alimentares.

Confira os benefícios do cacau para a saúde

Já vimos que o cacau é rico em polifenóis, entre eles, os flavonoides, que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, mas o que isso quer dizer na prática? E quais são os outros benefícios do cacau para nossa saúde e nossa beleza? Listamos seis deles a seguir:

1. Reduz a pressão arterial

O cacau está entre os alimentos vasodilatadores por conta, justamente, dos flavonoides. Segundo estudo publicado na revista Age e British Journal of Nutrition (BJN) a substância atua dilatando a parede dos vasos sanguíneos e melhorando o fluxo sanguíneo.

Na prática, o efeito vasodilatador do cacau acontece porque os polifenóis aumentam a disponibilidade e a ação de uma enzima chamada “óxido nítrico sintetase”. Consequentemente, a redução nos níveis de pressão acontece e, por isso, o alimento é uma alternativa interessante para quem sofre de hipertensão ou quer evitar a doença.

2. Diminui o risco de doenças cardiovasculares

Outro benefício do cacau é a redução do risco de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e o derrame cerebral. Isso acontece porque o consumo de produtos de cacau com alto teor de flavonoides, além da redução da pressão arterial como visto anteriormente, diminui a tendência de formação de coágulos sanguíneos.

O fruto e seus componentes também ajudam a diminuir os altos níveis de colesterol ruim no sangue, reduzindo o risco de problemas cardíacos. Para somar, o cacau conta com ácido oleico, um nutriente importante no combate a ação dos radicais livres e na saúde cardiovascular.

3. Capacidade antioxidante

Os radicais livres são moléculas liberadas em nosso organismo que, quando produzidas em excesso, podem atacar células saudáveis. Na prática, a ação dessas substâncias pode favorecer doenças como o câncer, Alzheimer, aterosclerose (formação de placas nas artérias) e outras doenças crônicas.

Os flavonoides, incluindo catequina e epicatequina, possuem alta capacidade antioxidante, capaz de combater a ação dos radicais livres no organismo. Além de prevenir o desenvolvimento das doenças citadas anteriormente, esses componentes favorecem o bom funcionamento das células de todo o organismo.

4. Previne o envelhecimento precoce

A ação antioxidante do cacau ajuda ainda a retardar os sinais do envelhecimento. Os radicais livres atacam células proteicas, de lipídio e DNA, quando em excesso no organismo, além de favorecerem doenças, aceleram o processo de oxidação celular. A oxidação celular é o processo que ocasiona os sinais de envelhecimento na pele como a perda de elasticidade e a redução da concentração de colágeno no corpo.

De forma geral, o cacau ajuda a estimular a produção endógena de colágeno pelo organismo bem como a produção de fibras elásticas presentes na pele, aumentando assim a sensação de hidratação e firmeza e retardando os sinais do envelhecimento. É claro que o uso de protetor solar e a alimentação saudável e equilibrada também são essenciais para manter a saúde da pele.

5. Auxilia na saúde respiratória

O cacau também exerce um importante papel para a saúde respiratória. Isso acontece porque as sementes do fruto são compostas por duas substâncias chamadas xantina e teofilina. Ambas atuam na dilatação dos brônquios, facilitando a circulação do ar no organismo e auxiliando no combate de alergias, falta de ar e asma.

6. Ajuda na maciez e na hidratação dos cabelos

Além dos efeitos positivos para a pele e para a saúde como um todo, estudos apontam benefícios do cacau no cabelo. Além dos polifenóis, ele é um alimento rico em vitamina B1, que tem alto poder nutritivo.

Os benefícios do cacau para o cabelo podem ser provenientes do seu consumo por via oral e também por formulações de uso tópico. Ao utilizar cremes feitos a base de manteiga de cacau, por exemplo, é possível promover a nutrição dos fios devolvendo nutrientes necessários para deixar as madeixas mais macias, brilhantes e com menos frizz.

cacau em pó ao lado de barra de chocolate

Como inserir cacau na alimentação de forma saudável

Para que todos os benefícios do cacau sejam, de fato, notados, é preciso que seu consumo seja proveniente de fontes confiáveis e em doses adequadas. Na produção tradicional de chocolates, por exemplo, cerca de 70% do cacau é descartado e ocorre a adição de leite, reduzindo concentração de polifenóis no alimento.

Por isso, é preciso entender como inserir o fruto e os produtos feitos com ele na alimentação de forma inteligente e saudável. Uma das maneiras mais fáceis é pelo cacau em pó, comumente encontrado nos mercados. Ele pode ser usado no preparo de doces, bolos, panquecas e vitaminas saudáveis.

Os nibs, espécies de amêndoas de cacau torradas, descascadas e quebradas em pequenos pedaços, também podem ser consumidos puros e misturados em receitas. Eles podem ser servidos em sorvetes, substituindo granulados de chocolate, em cookies caseiros, como uma alternativa às gotas, e em granolas.

Potencialize os benefícios com nutricosméticos

Uma dica para potencializar os benefícios do cacau em pó e das outras formas de consumir o fruto é utilizar nutricosméticos. Eles são suplementos alimentares que podem ser consumidos em cápsulas ou em pó, ricos em nutrientes importantes para o organismo e, consequentemente, para a saúde da pele, cabelo e unhas.

Ao serem alinhados a uma alimentação saudável, diversos benefícios podem ser sentidos — inclusive em parceria com o consumo de cacau. O Collagen+, da Belíssima, é um ótimo exemplo. Ele é composto por colágeno e um complexo vitamínico importante para manter a elasticidade e a hidratação da pele.

Já o Mega Hair, também da Belíssima, é um suplemento formulado com vitamina C, biotina, zinco, L-glicina e L-metionina, nutrientes importantes para o cuidado com os fios de dentro para fora. Conheça mais e aproveite os benefícios!

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

saudável meditação elasticidade comer nhoque mitos hidratação saúde da mente dormir curiosidades niacinamida salada antioxidantes Colágeno burrata vitamina grão-de-bico meditação guiada causas ovo de páscoa cronograma capilar adoçante unhas grisalho gelado pele acneica ácido verdades dicas suplementação manicure festa junina automassagem jantar receitas cuidados sérum sinais benefícios refeições como preparar práticas tipos dermatite spa day como usar colorir queda de cabelo ingredientes cuidados com o cabelo alongamento como usar protetor térmico bem-estar cacau radicais livres cuidados com as unhas alimentação saudável açucar olhos saúde limpeza ácido mandélico cuidados com a pele lifestyle quinoa açúcar demerara babyliss receita loiro perda vaselina retinol lanches como fazer o que é esfoliação coloridas óleo de gergelim condicionador mel vitiligo oleoso gergelim cabelo Beleza para que serve protetor solar tratamentos técnicas shampoo dicas de saúde protetor térmico low carb natural rugas bicicleta fruta saúde menta penteados simples pele oleosa petiscos molho pepino inverno treino Envelhecimento psoríase dia da saúde e nutrição tropical salgadinho panqueca exercícios dieta casa saúde capilar praia salmão ovos água micelar cuidados pessoais comidas arroz de couve-flor frango alimentação salada de bacalhau café manga maquiagem argila páscoa cabelos reconstrução capilar carne ácido latico peeling iorgute sensível cabelo cacheado sintomas melasma escova tratamento saudáveis colágeno em pó nutrição capilar whey colágeno hidrolisado Pele verão skincare empoderamento feminino babosa banana oleosa saúde do corpo rotina olheiras ansiedade tipos de cabelo shampoo a seco sopa