A estação em que as folhas caem no quintal chegou e não há nada melhor para aproveitá-la do que se deliciar com as famosas frutas de outono, não é? Além de elas serem apetitosas, consumi-las pode contribuir diretamente para sua saúde e seu bem-estar!
De acordo com um artigo publicado pela Nutri JR, empresa de consultoria em nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os alimentos sazonais — colhidos na estação de safra natural — possuem menos agrotóxicos e valor nutricional mais alto que os demais. Como são encontrados com facilidade, eles ainda são mais frescos, saborosos e comercializados por um preço reduzido.
Pensando nisso, a equipe da Belíssima Beauty preparou uma lista com as sete frutas mais comuns no outono do Brasil, que explica mais sobre os benefícios de cada uma. Continue a leitura e confira!
Encontrada em diferentes tipos, com tonalidades, tamanhos e sabores distintos, a banana é uma das frutas de outono mais populares no Brasil. De origem asiática, ela se adaptou facilmente ao clima do país e, hoje, é cultivada em quase todo território brasileiro, caracterizando-se pelo sabor doce e suave.
Altamente nutritiva, a banana é fonte de fibras, vitaminas (A, C e complexo B), minerais (potássio, magnésio, fósforo e cálcio), antioxidantes e carboidratos. O consumo dela é capaz de prevenir doenças cardiovasculares, favorecer o funcionamento intestinal, aumentar a saciedade, reduzir dores musculares e melhorar o humor e a visão.
Cultivada em quase todo o país, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, a uva é uma fruta do outono que agrada a muitos paladares. Encontrada com ou sem sementes e em diferentes cores, principalmente roxa (uva rubi) e verde (uva itália), ela possui um sabor que vai do doce ao levemente azedo.
A coloração interfere diretamente na composição nutricional dela, porque quanto mais escura for, mais rica em antioxidantes a uva será. No entanto, todas possuem uma alta quantidade de nutrientes, incluindo vitaminas (A, C, E e K) e minerais (cálcio, magnésio, fósforo e potássio), que contribuem para saúde cardiovascular, intestinal, ocular e imunológica, e ajudam a controlar o açúcar no sangue.
Suculenta, com sabor que pode ir do doce ao amargo, a goiaba é uma das frutas de outono queridinha entre os brasileiros. Conhecida pelo odor característico, ela tem vários tipos, sendo as mais comuns a de polpa branca com a casca esverdeada e a de polpa vermelha com a casca amarelada.
A diferença na cor também está relacionada aos nutrientes: a goiaba branca apresenta mais vitamina C, e a vermelha mais antioxidantes, como o licopeno. Ambas contêm fibras, vitaminas e minerais, que colaboram para a saúde cardíaca, imunológica, ocular e cerebral, além de promover saciedade.
Rico em fibras, vitaminas (C, K e do complexo B), minerais (potássio e cobre) e gorduras boas, o abacate também faz sucesso entre as frutas de outono. Com diferentes tipos, que variam em cor, tamanho e forma, ele se caracteriza por um sabor versátil e suave, por isso cabe nas mais diversas receitas doces e salgadas.
Apesar do que muitas pessoas pensam, a alta quantidade de gordura na composição dele pode trazer benefícios ao organismo. Entre as vantagens, estão: diminuição da pressão arterial, melhora no sistema cardiovascular, redução do estresse, bom funcionamento intestinal e fortalecimento dos sistemas imunológico, ósseo e ocular.
Reconhecida por fortalecer o sistema imunológico, a laranja é uma fruta de meia-estação que não falta na mesa do brasileiro. Com um sabor que vai do doce ao levemente azedo, ela possui diferentes tipos, sendo a laranja-pera a mais comum no país.
Os benefícios dela costumam estar atrelados à alta quantidade de vitamina C na composição, mas a fruta também é rica em antioxidantes, fibras e minerais (potássio, fósforo, cálcio, ácido fólico, ferro). Por conta disso, consumi-la favorece o funcionamento do cérebro, do fígado, dos olhos, dos pulmões, do intestino e da tireoide, além de prevenir o envelhecimento precoce e doenças crônicas como câncer.
O caqui é uma fruta de outono importada de países asiáticos que rapidamente se adaptou ao solo brasileiro. Com uma aparência bastante parecida com a do tomate, ele é encontrado em diferentes tipos com formatos parecidos, caracterizados pela alta quantidade de água na composição, pelo sabor adocicado e pela textura macia.
Quando está muito mole, ele pode conter uma substância que inibe a produção de saliva, o que indica que deve ser consumido maduro. A composição dele oferece vitaminas (A e C), minerais (cálcio, ferro e fósforo, magnésio, manganês e zinco) e antioxidantes que contribuem para a saúde cardiovascular, imunológica, intestinal, ocular e arterial, além de servir como fonte energética.
Fonte de fibras, colágeno, vitaminas (C, E e complexo B) e minerais (cálcio, cobre, manganês, fósforo, ferro, potássio e zinco), o kiwi é um fruto exótico e comum do outono, de formato oval, casca aveludada e marrom, polpa verde e cremosa com sementes pretas. Ele ainda tem um sabor doce, mas ligeiramente ácido.
Graças à alta quantidade de fibras, principalmente solúveis, a fruta estimula a proliferação das bactérias boas do intestino, contribuindo muito para o funcionamento do órgão. Fora isso, ela é capaz de fortalecer o sistema imunológico, proteger o coração, contribuir para a hidratação, estimular a circulação, controlar a pressão arterial, favorecer a regeneração celular, melhorar o humor e a visão.
E aí, gostou do conteúdo e já sabe quais frutas de outono incluir no seu prato? Então, que tal turbinar o cardápio apostando nos nutricosméticos? O mix de nutrientes desses suplementos, aliado a uma alimentação balanceada, pode contribuir para seu bem-estar e sua beleza de dentro para fora.
Na Belíssima Beauty, você encontra o Collagen+, feito com peptídeos bioativos de colágeno, ácido hialurônico, ácido ortossilícico, vitaminas e minerais. A composição dele estimula a produção de colágeno, enquanto combate as ações dos radicais livres e favorece a saúde da sua pele, dos seus cabelos e das suas unhas.
Também há o Mega Hair, um nutricosmético feito à base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. Essa fórmula potente estimula a produção de queratina, para deixar os fios capilares mais fortes, brilhantes e saudáveis. Conheça!
Fontes consultadas:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) (Brasil). Nutri JR. Alimentos Sazonais e porque consumi-los. Blog Nutri JR, [S. l.], p. 1, 12 jun. 2020. Disponível em: https://nutrijr.ufsc.br/alimentos-sazonais-e-porque-consumi-los/. Acesso em: 26 maio 2023.
O suor no couro cabeludo é algo que pode incomodar bastante, especialmente nos dias mais…
Se você está pensando em maneiras de perder peso de forma saudável e divertida, talvez…
Se você está começando no mundo do skin care, montar um kit skin care pode…
O envelhecimento precoce da pele é uma preocupação crescente entre pessoas que desejam manter uma…
Os seus fios já apresentaram uma estética ressecada e com pontas duplas? Ou até mesmo…
Quem aqui ama mudar o visual sem sair de casa? Se você está nessa vibe,…