Sabe aqueles “risquinhos” indesejáveis que aparecem na testa, ao redor dos lábios ou dos olhos? Essas são as linhas de expressão que anunciam o processo de envelhecimento da pele.
Apesar de serem naturais, quando essas marcas de expressão começam a aparecer no rosto, muitas mulheres buscam formas de retardar o processo. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você entender como surgem essas marquinhas e como torná-las menos aparentes.
Como as linhas de expressão são formadas?
Afinal, como as linhas de expressão surgem? Na verdade, elas são marcas da contração frequente dos músculos do rosto. Por exemplo, sabe quando você está concentrada e junta as sobrancelhas? Isso pode causar rugas na testa.
Mas tenha calma! As linhas de expressão nos olhos, testa ou boca só ficam mais visíveis após os 30 anos, quando a concentração de componentes importantes para a sustentação da pele no organismo diminui. Também há fatores externos que contribuem para isso. Vamos entender melhor?
Fatores internos
Os fatores internos causadores da linha de expressão acontecem dentro do nosso organismo e são naturais. A elasticidade da pele, ou seja, a capacidade de se esticar e voltar ao normal, é garantida por colágeno, elastina e ácido hialurônico. Eles agem juntos, dando mais firmeza e sustentação à derme.
Quando somos jovens, ao fazermos determinadas expressões faciais, a pele tende a voltar à forma natural. Porém, com o tempo, a concentração desses componentes é reduzida e a pele madura tende a manter essas marcas, causando as famosas rugas no rosto.
“O envelhecimento pode ser definido como sendo um conjunto de alterações morfológicas, fisiológicas e bioquímicas inevitáveis que ocorrem progressivamente no organismo ao longo de nossas vidas”, explica o nutricionista Yanesko Bella (CRN 363821). “À medida que os indivíduos envelhecem, a pele perde uma de suas grandes propriedades: a elasticidade.”
“Associado a isto, também ocorre perda de colágeno e redução da hidratação, tornando a pele seca, devido à menor capacidade funcional das glândulas sudoríparas e sebáceas”, completa o profissional.
“A maior parte dos problemas da pele acontece no colágeno e elastina, que são fibras proteicas complexas do tecido conjuntivo formadoras de parte do sistema de suporte. Quando ele se deteriora, torna a pele menos elástica, mais rígida, diminuindo assim sua espessura, formando as rugas, aspereza da pele, amarelamento, atrofia e pintas pigmentadas”, finaliza.
Fatores externos
Exposição excessiva aos raios solares, alimentação inadequada, estresse, ansiedade, insônia, consumo de álcool e tabagismo são fatores externos que estimulam o aparecimento das linhas de expressão na testa, olhos e boca.
Eles favorecem a redução dos componentes essenciais para a saúde e a capacidade de renovação da pele. Além disso, alimentar-se mal, fumar, beber e tomar muito sol incentiva a ação dos radicais livres, que podem causar a degeneração do colágeno.
Como evitar o surgimento de linhas de expressão
A nossa sorte é que tanto fatores externos quanto internos podem ser evitados com mudanças de hábitos. Também existem muitos produtos que ajudam a repor os nutrientes necessários à derme, como os nutricosméticos. Vejamos algumas dicas a seguir:
Evite hábitos não saudáveis
Alguns hábitos não saudáveis, como ingerir bebidas alcoólicas frequentemente e fumar, podem acelerar o processo de envelhecimento e, consequentemente, o surgimento de linhas no rosto.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o calor e o contato da fumaça na pele provocam a perda de elasticidade cutânea e reduzem o fluxo sanguíneo, contribuindo para a formação de rugas ao redor da boca. Já o álcool altera a produção de enzimas que combatem os radicais livres.
Use protetor solar sempre
Vimos que a exposição aos raios solares favorece o envelhecimento cutâneo, por isso, é muito importante se proteger do sol diariamente. Então, insira o uso de filtro solar em seus hábitos diários, não só no rosto, mas em toda a pele. Quando for passar muito tempo sob os raios solares, reaplique o produto a cada três horas.
Mantenha uma rotina de cuidados com a pele
Além do filtro solar, outros cuidados com a pele podem ser incluídos na rotina. Tire um tempinho do dia para fazer um skincare. Não precisa ser nada muito elaborado, caso sua rotina seja agitada.
O importante é, pelo menos, higienizar a pele do rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Isso porque o acúmulo de sujeira, mesmo que imperceptível, pode obstruir os poros, causando oleosidade e favorecendo as rugas.
Nutricosméticos para amenizar linhas de expressão
Uma forma de obter nutrientes necessários à saúde da pele é investir em nutricosméticos. Um exemplo é o Collagen+, da Belíssima. Ele possui baixa caloria e é livre de metais pesados, hormônios, sódio e glúten.
Esse suplemento também possui vitaminas B6, C e E na fórmula, que agem como antioxidantes, combatendo os radicais livres e o envelhecimento, e zinco, mineral importante para formar as células da pele. Outro componente é o ácido hialurônico, que hidrata, garante elasticidade e maciez à cútis e reduz as linhas de expressão.
“Os nutricosméticos são suplementos orais que possuem em sua fórmula nutrientes e antioxidantes direcionados a cuidar da pele, cabelos e das unhas. Por meio da alimentação, muitas vezes, não conseguimos ingerir nutrientes suficientes para que o nosso organismo trabalhe da melhor forma. Aí entra a importância da suplementação oral”, explica a nutricionista Lais Coelho (CRN 41763).
Você Belíssima de dentro para fora
Está interessada no Collagen+ da Belíssima? Um dos diferenciais dele é a fabricação, que conta com bioextração e purificação da proteína do colágeno. Ela é transformada em peptídeo, facilitando a absorção para resultados mais eficientes, como aumentar a elasticidade e reduzir as rugas do rosto. Que tal dar uma chance?
Você também pode conferir outros conteúdos do nosso blog. Se quiser saber mais como evitar outros sinais do envelhecimento, leia nossas dicas de como recuperar a elasticidade da pele.
Fontes consultadas:
BARRICHELLO, Bianca et al. Revista Científica de Estética e Cosmetologia, v. 1, n. 1, p. 39-43, 2020
ENVELHECIMENTO. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/. Acesso em: 7 maio 2021.
FRANZEN, Jaqueline Maisa; DOS SANTOS, Juliangela Mariane Schröeder Ribeiro; ZANCANARO, Vilmair. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, p. 49-61, 2013
SCHUNCK, M. et al. JOURNAL OF MEDICINAL FOOD, J Med Food 00 (0), 1-9, 2015.
ZAGUE V. Arch. Dermatol Res. V.300 479-483, 2008.