A queda de cabelo é um verdadeiro incômodo para as mulheres, afinal, os fios são muito importantes para nós, e qualquer mudança pode afetar nossa confiança. Quando nossas madeixas estão bonitas, nos sentimos mais belas, o que ajuda a elevar a autoestima.
Por isso, quando notamos que o cabelo está caindo, automaticamente ficamos preocupadas. Mas calma! Não precisa se desesperar. Às vezes, os fios passam por períodos normais de queda, e você pode encontrar formas de resolver o problema.
Por que os fios caem?
Há alguns motivos que explicam o que faz o cabelo cair. O primeiro deles é a queda em épocas mais frias do ano ou a troca natural de fios. Outras razões podem estar atreladas à falta de vitaminas, alteração hormonal e até mesmo fatores externos, como estresse e poluição.
“A queda capilar pode estar relacionada a diversas causas, é um sinal que o corpo da de que algo não está dentro dos conformes”, começa o nutricionista Yanesko Bella (CRN 363821). “Ela pode ser derivada de alterações hormonais, ovário policístico, problemas na tireoide, anemia ou ser apenas uma consequência de tratamentos químicos, por exemplo.”
“As causas são inúmeras e apenas um especialista poderá realizar o diagnóstico correto e personalizado. Além disso, alguns hábitos influenciam na saúde dos fios e podem ocasionar sua queda. É importante ter uma dieta balanceada para entregar ao organismo a quantidade de vitaminas e minerais adequados diariamente. A hidratação é fundamental neste processo também”, completa.
Queda natural
Durante as épocas mais frias do ano (outono e inverno), o cabelo fica mais seco e, por consequência, a raiz recebe menos nutrientes. Logo, é comum notar que os fios acabam caindo um pouco mais que o normal.
Porém, isso deve passar logo com a mudança de estação, principalmente durante o verão. Nesse período, não é comum notar o cabelo caindo em excesso — o normal é, em média, perder 100 fios por dia. Caso a queda persista, pode haver outras razões que vamos explicar abaixo.
Alterações hormonais e envelhecimento
As mulheres passam por períodos de muitas alterações hormonais ao longo da vida. Dois exemplos são a gravidez e a menopausa. Durante essas mudanças no corpo, os hormônios podem ter picos ou quedas bruscas, o que impacta também os fios, acarretando a queda de cabelo.
Durante o envelhecimento, o bulbo capilar também fica mais velho, sendo assim, já não se produz cabelo como na juventude. É normal que mulheres mais velhas tenham queda de fios e dificuldade em deixá-los crescer.
Falta de nutrientes no corpo
Alguns nutrientes do corpo agem fortemente para a multiplicação das células na raiz capilar, fazendo com que os fios cresçam e parem de cair. Quando essas vitaminas estão com níveis baixos ou em deficiência, uma das primeiras coisas que pode ocorrer é a queda de cabelo ou o não crescimento dele.
Fatores externos
Estresse, poluição, uso de produtos químicos frequentes, calor do secador e chapinha também podem explicar porque o cabelo cai muito. Mesmo que indiretamente, como é o caso do estresse, esses fatores acabam gerando um resultado negativo em todo o corpo. E, claro, os fios não ficam de fora.
Além dessas causas, existem motivos variados para a queda de cabelo que podem estar atrelados a outros tipos de doenças, genética e uso de medicamentos. É importante também identificar se os fios estão caindo ou apenas afinando, para tomar as medidas certas na hora de solucionar o problema.
Por isso, para descobrir qual é a causa da sua queda de cabelo, é importante consultar um médico. Às vezes, além de uma mudança de hábito e suplementação alimentar, pode ser necessário um tratamento medicamentoso ou até mesmo psicológico.
Como tratar a queda de cabelo
Como dito anteriormente, é muito importante identificar a causa para entender como evitar a queda de cabelo. Alguns fatores externos, como a poluição, são difíceis de controlar. No entanto, outras causas, que vêm de dentro para fora, podem ser administradas para não causarem esse impacto nos fios e no corpo.
Ao descobrir a causa principal, fica mais fácil saber o que é bom para a sua queda de cabelo. Algumas soluções para a queda de fios podem ser:
- Tratamento hormonal;
- Redução do uso de produtos químicos ou fontes de calor;
- Mudança de rotina para diminuição do estresse;
- Suplementação vitamínica.
Além dessas possíveis soluções, você pode incluir cronogramas capilares à sua rotina. É possível realizar os cuidados semanais durante as lavagens e hidratações mais apropriadas para o seu tipo de fio. Assim, seu cabelo receberá somente o que ele precisa!
Aposte também em protetores solares e térmicos nos fios, assim, eles ficam menos expostos aos raios solares e calor extremo da chapinha e do secador.
Suplemento para seus fios ficarem recuperados!
Sabemos que nem todos os nutrientes que nosso corpo e cabelo precisam estão presentes na nossa rotina alimentar, não é? Às vezes, é difícil manter uma alimentação regrada para obter tudo o que precisamos. Mas não se preocupe, porque essa reposição de vitaminas pode ser resolvida com os produtos Belíssima!
A linha de suplementos Belíssima pensa em tudo para que você se sinta bem, mantendo sua pele, unhas e cabelos bem-cuidados e nutridos. O Mega Hair atua diretamente na raiz capilar com diversas vitaminas, minerais e aminoácidos, como C, B6, biotina e ácido fólico.
É simples se cuidar de dentro para fora com o Mega Hair. A Belíssima sabe como fazer o cabelo parar de cair oferecendo nutrientes na medida certa! Conheça a linha e sinta os resultados maravilhosos em até 40 dias!