Apesar de ser um procedimento popular e amplamente indicado entre os tratamentos dermatológicos, principalmente relacionados às manchas e cicatrizes, ainda há quem se pergunte o que é peeling. Derivado do verbo “to peel”, que em inglês significa descamar, o peeling é um procedimento que visa promover a renovação celular por meio da descamação cutânea.
Realizado por uma técnica não invasiva, o tratamento resulta em uma pele dos sonhos — lisa, macia e uniforme, com o típico aspecto juvenil. Nesse sentido, para que você entenda melhor o que é peeling, quais são os tipos e seus principais benefícios, preparamos este artigo recheado de informações. Vem com a gente e confira!
Antes de mais nada, é importante saber para que serve o peeling e quando o procedimento é indicado. Basicamente, a principal finalidade do tratamento é melhorar a qualidade da superfície cutânea, tanto em casos de alterações patológicas, como acne e melasma, quanto em situações de oxidação natural, causada pelo envelhecimento.
Realizado por um dermatologista, o peeling pode ser feito por mecanismos físicos ou químicos que promovem uma destruição controlada das camadas superficiais da pele. Isso faz com que o organismo estimule a criação de um novo tecido, com uma aparência revitalizada. Assim, o procedimento é indicado para:
Ao entender o que é peeling, fica mais fácil entender o porquê de tamanha popularidade. Porém, antes de optar pelo procedimento, também é necessário conhecer os tipos de peeling. Veja a seguir!
O peeling químico é feito por meio da aplicação de ativos sobre a pele, diretamente na área afetada, em formato de máscara ou líquido. Normalmente, utilizam-se ácidos como retinoico, hialurônico, glicólico, salicílico ou fenol.
É comum que esse tipo de procedimento atinja a camada superficial da pele, mas, dependendo da técnica, pode se aprofundar até a derme. Graças a essa ação gradual, ele é subdividido em peeling superficial (age na epiderme); peeling médio (age na camada papilar da derme) e peeling profundo (age na camada reticular da derme, parte mais profunda da pele).
O peeling físico é aquele que utiliza um processo mecânico de lixamento da pele para remover as células mortas. Para realizá-lo, a superfície da pele é submetida a uma esfoliação com aparelhos de dermoabrasão ou esfoliação manual, com substâncias específicas.
Assim, esse tipo procedimento pode ser realizado de duas formas: peeling de cristal (o qual se aplica pó de óxido de alumínio sobre a pele para esfoliar) e o peeling de diamante (que usa a ponta de lixa diamantada para promover a esfoliação).
O peeling a laser é realizado com o uso de aparelhos potentes de luz pulsada, como laser fracionado não ablativo. Esse tipo de procedimento é capaz de atingir todas as camadas de pele, por isso, sua intensidade pode ir de superficial até média ou profunda.
Bastante eficaz, o peeling a laser é considerado uma das melhores opções, tratando-se do estímulo à produção de colágeno e rejuvenescimento da pele. Entretanto, sua recuperação tende a ser mais longa.
Agora que você já sabe o que é peeling e quais são os tipos, já pode começar a pensar na opção mais viável para a sua situação. Para ajudar nessa decisão, que tal ficar por dentro dos benefícios do peeling? Para começar, ao estimular o crescimento de novas células, o procedimento garante uma textura mais lisa e uma coloração uniforme à pele.
As opções feitas com o uso de ativos, especialmente o ácido salicílico, contribuem muito para a regulação da oleosidade causada pelas glândulas sebáceas. Além disso, sua composição torna o peeling um clareador potente, capaz de reduzir manchas, sardas e até mesmo o melasma.
Por deixar a pele mais fininha, desobstruir poros e remover cravos, o efeito do peeling também auxilia na prevenção de espinhas. Tudo isso sem contar que ao descamar a superfície da pele, estimula a produção de colágeno, substância que contribui para a melhora na aparência de rugas e marcas de expressão.
Com tantos detalhes, deu para entender o que é peeling e quais são as vantagens de investir no procedimento, né? Agora, que tal descobrir como cuidar da sua pele de dentro para fora? Desenvolvidos com um mix de nutrientes, os nutricosméticos, aliados a uma alimentação balanceada, podem contribuir muito para sua beleza e vitalidade.
Na Belíssima Beauty você encontra o Collagen+, produzido a partir do peptídeo bioativo de colágeno, capaz de estimular a produção da substância pelo organismo. Sua fórmula conta com ácido hialurônico, zinco e selênio, que além de ajudar a combater os radicais livres, previne o envelhecimento precoce.
Há também o Mega Hair, um nutricosmético feito à base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. Juntos, esses componentes favorecem a produção de queratina, principal proteína dos fios capilares. Assim, garantem um cabelo saudável, sedoso e megarresistente. Demais, né? Conheça e aproveite!
Fontes consultadas:
STELLIN, Daniel. O que é peeling?. Dr Daniel Stellin, [S. l.], p. 1, 7 out. 2020. Disponível em: https://drdanielstellin.com.br/peeling/. Acesso em: 15 set. 2022.
CLÍNICA SIM. Peeling: o que é e quais seus benefícios?. Blog Clínica SiM, [S. l.], p. 1, 26 jun. 2017. Disponível em: https://clinicasim.com/blog/tratamentos/peeling-o-que-e-e-quais-seus-beneficios/. Acesso em: 15 set. 2022.
O suor no couro cabeludo é algo que pode incomodar bastante, especialmente nos dias mais…
Se você está pensando em maneiras de perder peso de forma saudável e divertida, talvez…
Se você está começando no mundo do skin care, montar um kit skin care pode…
O envelhecimento precoce da pele é uma preocupação crescente entre pessoas que desejam manter uma…
Os seus fios já apresentaram uma estética ressecada e com pontas duplas? Ou até mesmo…
Quem aqui ama mudar o visual sem sair de casa? Se você está nessa vibe,…