Pele

Entenda mais sobre a origem, sintomas e o que causa vitiligo!

De acordo com a Fundação Internacional de Pesquisa em Vitiligo, estima-se que, em média, 0,5% a 2% da população seja portadora da doença. Esses números respondem porque cada vez mais pessoas buscam entender o que causa vitiligo.

Mas afinal, o que é vitiligo? Basicamente trata-se de uma doença caracterizada pela diminuição ou falta de melanina (pigmento que dá cor à pele) em certas áreas do corpo, ocasionando manchas brancas nos locais afetados. Apesar de indolor, essas lesões podem contribuir para o desenvolvimento de problemas emocionais e psicológicos.

Pensando nisso, para que você entenda mais sobre o assunto e conheça as principais causas do vitiligo, preparamos este artigo recheado de informações. Ficou interessado? Continue a leitura e confira!

Vitiligo: conheça os tipos!

Antes de entender o que causa vitiligo, é importante destacar que a doença não prejudica a saúde física nem é contagiosa. Na verdade, seu principal e normalmente único sintoma são as lesões cutâneas de hipopigmentação, que resultam em manchas brancas de tamanho variável na pele.

Assim, o vitiligo pode se apresentar de duas formas: segmentar ou unilateral. Nesta, ele se manifesta somente em uma parte do corpo, comumente em pacientes jovens. Já na forma segmentar ou bilateral, que é o tipo mais comum e manifesta-se nos dois lados do corpo, aparece principalmente nos genitais, cotovelos, joelhos, face, extremidades dos membros inferiores e superiores (mãos e pés).

Principais causas

Antes de dizer como começa o vitiligo, podemos afirmar que não existem causas claramente estabelecidas na literatura científica, somente teorias que norteiam os profissionais no momento do diagnóstico e tratamento. Veja a seguir quais são!

Teoria neural

Determina que a doença incide geralmente na região de alguma pinta, sendo causada por substâncias que destroem os melanócitos, células que produzem melanina.

Teoria citotóxica

Atesta que o que causa vitiligo é a despigmentação da pele provocada por substâncias como a hidroquinona, presente em materiais como borracha e certos tipos de tecidos.

Teoria autoimune

Indica como causa do vitiligo a formação de anticorpos que atacam e destroem o melanócito ou inibem a produção de melanina. Está associada a outras doenças autoimunes, como diabetes e doenças da tireoide e/ou ao histórico familiar.

Diagnóstico e tratamentos

Mesmo compreendendo o que causa vitiligo, seu diagnóstico só pode ser feito por um profissional especializado por meio de um atendimento clínico. Isso porque é necessário que um médico examine as lesões e, a partir disso, solicite exames laboratoriais para certificar-se da doença e se existem outras patologias associadas.

Feito isso, é possível iniciar o tratamento para vitiligo, que também deve ser realizado de acordo com as recomendações de um dermatologista. Em resumo, entre as opções terapêuticas estão:

  • uso de medicamentos e pomadas à base de corticoide que induzem a repigmentação das regiões afetadas;
  • tecnologias como laser, técnicas cirúrgicas ou transplante de melanócitos;
  • fototerapia (exposição ao sol com uso de substâncias fotossensibilizantes).

Vale lembrar que o tratamento do vitiligo é individualizado e seus resultados podem variar consideravelmente entre os pacientes. Inclusive, fatores emocionais podem agravar o aparecimento e a evolução das lesões. Entretanto, isso não deve desanimar, já que a doença pode ter um excelente controle com a terapêutica adequada e repigmentar completamente a pele sem nenhuma diferenciação de cor.

Recomendações para portadores de vitiligo

As recomendações para os portadores de vitiligo consistem basicamente no acompanhamento dermatológico, no caso de aparições das lesões, e uso diário de protetor solar, com reaplicação de duas em duas horas. Também é indicado evitar a exposição ao sol durante o período das 10 às 16 horas e manter sempre a pele hidratada.

Ao entender os fatores e o que causa vitiligo, é possível buscar por um diagnóstico precoce e, assim, garantir um tratamento adequado e até mesmo a cura definitiva das lesões. Por isso, o mais indicado é sempre contar com as orientações de um profissional especializado antes de tomar qualquer decisão.

Nutricosméticos: cuide da sua pele de dentro para fora!

Agora que você já sabe o que causa vitiligo e quais são as opções de tratamento, que tal aprender a cuidar da sua pele de dentro para fora com nutricosméticos? Oferecendo um mix de nutrientes, esses suplementos, aliados a uma alimentação balanceada, contribuem diretamente para sua beleza e vitalidade.

Na Belíssima Beauty, você encontra duas opções incríveis. Desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno e outros ativos, como ácido hialurônico, zinco e selênio, o Collagen+ estimula a produção de colágeno pelo organismo enquanto combate as ações dos radicais livres e previne o envelhecimento precoce.

Já o Mega Hair é um nutricosmético indicado para os cuidados capilares. Sua fórmula conta com biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. Essas substâncias estimulam a produção de queratina, principal proteína dos fios, deixando as madeixas mais fortes, brilhantes e saudáveis. Conheça!

Fontes consultadas: 

SOCIEDADE BRASILEIRA DERMATOLOGIA (Brasil). Vitiligo. Biblioteca Virtual em Saúde, [s. l.], p. 1, Jun 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/vitiligo/. Acesso em: 21 set. 2022.

VARELLA BRUNA, Maria Helena. VITILIGO: Apesar das alterações estéticas, o vitiligo não causa nenhum prejuízo à saúde.. Drauzio Varella, [S. l.], 21 set. 2022. Sintomas e doenças, p. 1. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/vitiligo/. Acesso em: 21 set. 2022.

LEMOS, Simone. Cerca de 1 milhão de brasileiros sofre de vitiligo, que tem tratamento e cura possível: A dermatologista Maria Cecília Rivitti Machado comenta dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia sobre uma doença que é autoimune e que tem no tratamento e no diagnóstico precoce fatores essenciais para a recuperação. Jornal da USP, [S. l.], 13 abr. 2022. Atualidades, p. 1. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/cerca-de-um-milhao-de-brasileiros-sofrem-de-vitiligo-que-tem-tratamento-e-cura-possivel/#:~:text=Uma%20estimativa%20da%20Funda%C3%A7%C3%A3o%20Internacional,%25%20a%202%25%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 21 set. 2022.

Jennifer

Recent Posts

Dia da Manicure: conheça a origem dessa data especial e entenda por que é importante

Você sabia que existe o Dia da Manicure? Essa é uma data especial para celebrar…

4 meses ago

Linhas de expressão: o que são, como prevenir e tratar

Sabe aquelas marcas finas que costumam aparecer na testa, ao redor dos lábios ou dos…

5 meses ago

Cabelos fracos e quebradiços: possíveis causas e dicas para fortalecer os fios

Quebra, falta de brilho, pontas duplas e queda. Esses são alguns sinais de cabelos fracos…

5 meses ago

O que é nutricosméticos? Entenda e conheça os benefícios

Você sabe o que é nutricosméticos? Eles são suplementos alimentares ricos em nutrientes importantes para…

5 meses ago

6 dicas de como fazer a unha crescer mais rápido

Para manter sua mão sempre linda, é preciso tomar alguns cuidados especiais. É interessante saber…

5 meses ago

Conheça as principais vitaminas para pele e seus benefícios

As vitaminas para pele são essenciais para manter a saúde cutânea, afinal, são elas que…

5 meses ago