Produzido naturalmente pelo organismo, o colágeno é uma proteína fundamental para manter a firmeza da pele e evitar linhas de expressão. Além disso, ele também é importante para as unhas, cabelo e sustentação dos tecidos internos, como ossos, músculos, articulações e tendões. Neste conteúdo, vamos dar destaque para a importância do colágeno para pele.
Para entender, na prática, a importância do colágeno para a pele, aperte levemente a pontinha do seu nariz ou as orelhas. Embora maleáveis, essas cartilagens também são firmes, correto? É para garantir esse tipo de sustentação, bem como a firmeza geral interna e externa, que o colágeno se faz tão importante.
No entanto, vale ter em mente que, com o passar dos anos (mais precisamente após os 30), a produção de colágeno para a pele, ossos, dentes e tendões passa a cair gradualmente. Como consequência, começamos a perceber a flacidez, presença de rugas, queda ou afinamento capilar e enfraquecimento das unhas. Além disso, os tecidos internos também podem sofrer consequências.
Dito isso, é evidente a importância do colágeno para pele, cabelo, unhas e tecidos internos. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para você entender o que é essa proteína e como adquiri-la por meio da alimentação e da suplementação. Confira!
Alimentação rica em colágeno
Para favorecer a produção natural de colágeno, a dica é apostar em alimentos ricos em proteínas. Sendo assim, adicione carnes vermelhas, peixes, ovos, leite, feijão e verduras verde-escuras ao cardápio.
Quando o assunto gira em torno dos alimentos ricos em colágeno para pele, não é somente a proteína que faz sucesso, mas a vitamina C também, uma vez que ela contribui para a absorção e síntese do colágeno no nosso organismo. Frutas como laranja, kiwi e acerola são ótimas pedidas. Vale também adicionar brócolis, couve e pimentão amarelo na alimentação.
A importância da suplementação
Manter uma dieta balanceada de acordo com as nossas necessidades nem sempre é uma tarefa fácil. Com a correria do dia a dia, um simples lanche substitui uma refeição que deveria ser nutritiva. Por isso, contar com suplementação de colágeno hidrolisado para pele é uma aposta-chave para estimular a produção dessa proteína.
Para saber qual o melhor colágeno para firmar a pele, é fundamental entender a composição do nutricosmético. Por isso, quando o objetivo da suplementação é a melhora dos aspectos da pele, como diminuição de rugas, linhas de expressão e flacidez, busque sempre pelo colágeno tipo I e III no formato peptídico.
É fundamental que o consumo da proteína esteja aliada ao consumo de outras substâncias que viabilizam sua síntese pelo organismo, como o caso da vitamina C e do ácido ortosilícico. Procure sempre saber a composição do nutricosmético que irá consumir.
Colágeno puro e eficaz
Desenvolvido em parceria com a PepTech, a proteína de colágeno hidrolisada PeptPure, matéria prima utilizada no COLLAGEN+, da Belíssima, é a proteína mais pura do mercado, garantindo que você irá utilizar o melhor colágeno para pele. Conheça os motivos:
A proteína de colágeno presente no mercado é um subproduto da gelatina – sim essa gelatina que você encontra no mercado. Para chegar no suplemento que você consome, com proteínas de colágeno hidrolisadas, a gelatina passa por diversos processos químicos, acarretando em um produto com menor biodisponibilidade, pouco solúvel e com sabor e odor residuais do processo.
A GDS USA em parceria com a PepTech, desenvolveram um método de bioextração e purificação da proteína de colágeno pensadas desde o início da cadeia para este fim. A matéria prima dos produtos COLLAGEN+ é extraída diretamente de ossos, pele e cartilagem de bovinos oriudos de pasto livre (grass-fed), passam pelo processo de hidrolise e são transformados em peptídeos. Pulando a etapa da gelatina.
Isso nos possibilita oferecer o produto mais puro do mercado: livre de hormônios, metais pesados e químicas pesadas. Um produto com biodisponibilidade superior, alta solubilidade e odor e sabor neutros (sem residual de químicos no after taste).
Além da matéria prima diferenciada, foram adicionadas substâncias em sua fórmula que se potencializam quando consumidas em conjunto ou se completam, garantindo o melhor resultado possível. Os principais componentes da fórmula desse colágeno para pele são:
- Ácido hialurônico: auxilia a hidratação da pele, garante elasticidade, textura macia e redução de rugas e linhas de expressão;
- Ácido ortosilícico: colabora com a síntese do colágeno tipo 1, importante para a saúde dos fios de cabelos, pele e unhas;
- Vitamina B6: auxilia no funcionamento do sistema imune, no metabolismo energético, no metabolismo do glicogênio e no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras;
- Biotina: importante para a manutenção do cabelo e da pele;
- Zinco e selênio: antioxidantes que protegem contra os danos causados pela ação dos radicais livres.
A fórmula conta também com a vitamina C, elemento fundamental para a absorção e síntese da proteína de colágeno pelo nosso organismo.
COLLAGEN +: como tomar e resultados esperados
Você encontra o COLLAGEN + da Belíssima em duas formas: cápsulas e pó. No primeiro caso, recomenda-se ingerir duas cápsulas por dia. Caso você prefira o colágeno em pó, basta diluir 1 scoop (12 g) em 150 ml de água.
“Quanto tempo demora para o colágeno fazer efeito na pele?”. Se você já toma ou pretende começar a suplementar a alimentação com colágeno, é bem possível que essa pergunta já tenha passado pela sua cabeça.
É fundamental ressaltar que os efeitos do colágeno hidrolisado estão totalmente atrelados a diversos outros fatores, como alimentação, estilo de vida e o próprio organismo. Por isso, eles podem variar de pessoa para pessoa, no entanto, é comum que apareçam em cerca de 30 dias.
Veja abaixo quais resultados esperar. Conheça e aproveite!
- 10% de aumento da elasticidade da pele;
- 18% de aumento na elastina da pele;
- 65% de aumento colágeno da pele;
- 32% de redução nas rugas do rosto (pés de galinha).
Fontes consultadas:
– BARRICHELLO, Bianca et al. Revista Científica de Estética e Cosmetologia, v. 1, n. 1, p. 39-43, 2020.
– AGUILAR, F.; et al. Choline-stabilised orthosilicic acid added for nutritional purposes to food supplements. The EFSA Journal, v.948, p. 1-23, 2009.
– CARDOSO FILHO, Otávio et al. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 11, n. 8, p. e285-e285, 2019.
– DE FREITAS, Alice Oliveira Lisboa; ERRANTE, Paolo Ruggero. UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 16, n. 45, p. 356-368, 2020.
– DE GOIS, Bárbara Paixão et al. Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v. 7, n. Especial-3, p. 89-96, 2020.
– ZAGUE V. Arch. Dermatol Res. V.300 479-483, 2008.
– SCHUNCK, M. et al. JOURNAL OF MEDICINAL FOOD, J Med Food 00 (0), 1-9, 2015.
– FRANZEN, Jaqueline Maisa; DOS SANTOS, Juliangela Mariane Schröeder Ribeiro; ZANCANARO, Vilmair. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, p. 49-61, 2013.
– PARDINHO, Giovana Jorge Rosa et al. Advances in Nutritional Sciences, v. 1, n. 1, p. 62-72, 2020.