mulher cortando frutas oara fazer receita low carb
Nos últimos anos, a dieta low carb se popularizou como uma opção eficiente e saudável para a perda de peso, mas você sabe o que de fato ela é, como funciona e para o que serve?!
Comer uma refeição saborosa e nutritiva muda completamente nosso dia a dia, né? E nada melhor do que fazer isso sem fugir da dieta low carb. Assim, que tal conhecer algumas opções de café da manhã? Mas primeiro, vamos saber mais sobre esse tipo de dieta.
Afinal, o que é dieta low carb? Diferentemente da alimentação regular, onde a ingestão de carboidratos fica entre 50% e 60% do total dos nutrientes ingeridos, a dieta low carb reduz o percentual do macronutriente em até 40% das calorias ingeridas. Ou seja, nessa dieta, os carboidratos saem de cena e dão espaço para as proteínas e as gorduras.
Os carboidratos são vistos erroneamente como réus quando o assunto é a perda de peso. O nutriente é a fonte primária de energia do organismo. Quando seu consumo excede o gasto diário de energia, o organismo gera uma reserva deste nutriente no corpo levando ao aumento da gordura corporal. Por isso, as dietas com um baixo teor do nutriente, como a low carb, costumam se destacar e podem ajudar inclusive no tratamento de diabetes, por promoverem uma melhora no controle da glicemia e da obesidade, auxiliando na redução de peso.
Durante as refeições, cerca de 50% das calorias vem dos carboidratos, presentes em pães, frutas, cereais, tubérculos, etc. Ao reduzir a ingestão de carboidratos, consequentemente, a quantidade de açúcares diminui. O organismo passa, então, a utilizar a gordura armazenada como fonte geradora de energia, podendo levar a diminuição de peso.
Ao contrário de outras dietas, como a cetogênica, que diminui drasticamente o consumo de carboidratos — substituindo-os por gordura —, a dieta low carb prioriza os carboidratos integrais, reduzindo somente o consumo dos refinados, que incluem: arroz branco, massas, doces, refrigerantes e alimentos processados.
Além dos carboidratos integrais, são incluídas em maior quantidade proteínas e gorduras na dieta. Esta composição promove a elevação no gasto energético, a preservação da massa magra corporal e o aumento na saciedade.
A quantidade de ingestão desses nutrientes varia de acordo com cada indivíduo. Inclusive, vale lembrar que se você está pensando em como fazer dieta low carb, o primeiro passo é consultar um especialista e definir qual é a composição ideal para o seu metabolismo.
É fundamental que qualquer estratégia nutricional seja indicada e acompanhada por um profissional da área. A privação extrema de carboidratos pode gerar efeitos indesejados como a diminuição do metabolismo basal.
O temido “metabolismo lento” nada mais é do que uma resposta do seu organismo a uma estratégia mal aplicada, com o longo tempo de privação, ele passa a entender que precisa “economizar” reservas de energia, incluindo a gordura.
Não se assuste, a literatura científica possui diversas publicações que trazem os benefícios do low carb para a saúde. Segundo a nutricionista Laís Coelho (CRN 41763), assim como qualquer outra dieta restritiva, a low carb deve ser prescrita e acompanhada por um profissional qualificado.
Não existe nenhuma restrição para adotar uma essa dieta, entretanto, assim como para qualquer mudança alimentar, é necessário que a decisão parta em conjunto com um médico ou nutricionista especializado, de acordo com o metabolismo e as condições físicas de cada indivíduo.
Fora isso, sabendo que a dieta tende a substituir o percentual de carboidratos por outros macronutrientes, é necessário que, ao optar pela dieta low carb, os níveis de gordura do indivíduo sejam monitorados de perto — principalmente em pessoas com colesterol e triglicerídios altos.
É muito importante que os diabéticos consultem um médico para poderem fazer alguns ajustes de medicação e de insulina, que podem ser necessários. Isso também vale para portadores de doenças crônicas que fazem uso constante de remédios.
O que se pode comer na dieta low carb?
Quando falamos de uma alimentação low carb, nos referimos a alimentos livres de carboidratos ou com uma porcentagem baixa, que não ultrapasse o limite diário — que pode variar em até 40%.
Na dieta low carb, você pode consumir:
Para seguir com uma dieta balanceada e desfrutar dos benefícios do low carb, também é necessário evitar alguns tipos de alimentos. Entre eles, podemos citar grãos refinados como pães, além de opções industrializadas e ricas em gorduras ruins, como bacon, batata frita, sorvete, bolachas, embutidos, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
Algumas frutas e legumes com um alto percentual de carboidratos também devem ser evitados. Nessa lista então, podemos adicionar jaca, banana, manga, pinha, pera, maçã, milho, batata, batata-doce e beterraba.
Com baixo teor calórico, as receitas low carb podem ter diferentes sabores e transformar suas refeições. Pensando nisso, a Belíssima separou três opções de pratos incríveis para o seu café da manhã. Confira:
Quem gosta de opções clássicas no café da manhã vai adorar o pão low carb feito na frigideira. De fácil preparo, o prato é supersaboroso e deixa qualquer um com água na boca.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Se você gosta de um docinho pela manhã, o bolo low carb de chocolate com cobertura de ganache é uma excelente opção. Cremoso, o prato é irresistível e fica incrivelmente gostoso.
Ingredientes da massa:
Ingredientes da cobertura:
Modo de preparo:
Já quem procura por uma opção prática não vai resistir a receita de panqueca low carb de banana. Saudável e delicioso, o prato combina tanto com café da manhã low carb quanto com o lanche da tarde.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Agora que você já sabe o que é e como preparar um excelente café da manhã low carb, que tal incrementar suas receitas com nutricosméticos? Dessa forma, além de contar com uma refeição saborosa, você garante importantes nutrientes para a saúde da sua pele.
Entre as opções, a Belíssima Beauty tem o prazer de apresentar o Collagen+. Composto por ácido hialurônico, vitamina B6, biotina, zinco, ácido ortosilícico e selênio, o suplemento atua na redução de linhas de expressões, auxilia no sistema imunológico e oferece mais vitalidade para pele, cabelos e unhas.
Fora isso, o nutricosmético é desenvolvido a partir do peptídeo de colágeno e está disponível em uma composição em pó. Assim, você pode adicioná-lo facilmente entre os ingredientes da sua receita ou salpicá-lo por cima dos pratos e frutas.
Quer acrescentar mais refeições nutritivas, como as receitas de café da manhã low carb, no seu cardápio? Então, leia como ter uma alimentação saudável e continue acompanhando as novidades aqui no blog!
Fontes consultadas:
LOBO, Frederico; BERGAMELI, Samara. ABCD da Dieta Low Carb e Jejum intermitente. Ecologia Médica, [S. l.], p. 1, 11 jul. 2017. Disponível em: http://www.ecologiamedica.net/2017/07/abcd-da-dieta-low-carb-e-jejum.html. Acesso em: 13 jan. 2022.
CORDEIRO, Renata; SALLES, Marina Baldasso; AZEVEDO, Bruna Marcacini. BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA DIETA LOW CARB. Revista Saúde em Foco, [s. l.], ed. 9, p. 714-722, 2017. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/080_beneficios.pdf. Acesso em: 13 jan. 2022.
Uma das combinações mais poderosas dentro da indústria cosmética é o colágeno com ácido hialurônico,…
Se você deseja cabelos saudáveis, brilhantes e bem cuidados, o cronograma capilar pode ser um…
A busca por uma pele jovem e saudável, articulações flexíveis e cabelos brilhantes é comum…
A queda de cabelo é um problema que preocupa muitas pessoas e pode afetar a…
A combinação de colágeno e vitamina C tem conquistado destaque no universo da saúde e…
A busca por cabelos saudáveis, fortes e brilhantes é uma prioridade para muitas pessoas. Dentre…