Você sabia que dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café? Com objetivo de estimular o consumo, a data celebra um dos maiores produtos que movimentam a economia mundial. E se você quiser fazer parte dessa comemoração, nada melhor do ficar por dentro dos principais benefícios do café!
Produzido a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro, o café é saboreado há milhares de anos e oferece inúmeras vantagens para o organismo. Quer saber quais são? Venha com a gente e confira!
Como sabemos, o principal ativo do café é a cafeína. A cafeína, por sua vez, é um dos principais ativos termogênicos estimulantes. Os termogênicos recebem esse nome por serem capazes de estimular a produção de calor pelo organismo, ou seja, realizar sua termogênese.
O consumo isolado de alimentos/suplementos termogênicos, como o café, não é capaz de gerar perda significativa de peso como muitos acreditam. Estudos publicados no International Journal of Obesity mostram que o consumo desses componentes pode elevar o gasto energético em até 5%, um percentual pequeno para quem realmente quer perder peso.
Porém, ativos termogênicos são capazes de alterar a percepção de cansaço trazendo maior disposição para a prática de atividades cotidianas e/ou físicas. Se seu consumo for parte de uma estratégia nutricional e física, um dos benefícios do café será sua atuação como facilitador do processo de queima de gordura e perda de peso.
A literatura em torno da cafeína, principal ativo presente no café, é extensa e amplamente estudada há anos. Alguns autores concluíram que o consumo diário de doses moderadas do café, torrado adequadamente, pode contribuir na prevenção da depressão. A razão disso é que ele contém compostos quinídeos derivados do ácido clorogênico, substância age diretamente sobre o sistema de gratificação (felicidade) do cérebro.
Segundo cientistas da Harvard School of Public Health, a cafeína estimula o sistema nervoso central, capaz de aumentar a produção dos neurotransmissores cerebrais: noradrenalina, dopamina e serotonina — os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.
A cafeína e os derivados do ácido clorogênico também podem ajudar a aliviar os sintomas de estresse momentaneamente. Conforme falamos anteriormente, os termogênicos estimulantes, como a cafeína, atuam no sistema nervoso central, bloqueando diversos receptores. Esse bloqueio interrompe a ligação de determinadas substâncias ao cérebro, como o caso da adenosina – substância causadora do estresse.
Ao bloquear o “acesso” desta substância ao cérebro a percepção de seus efeitos, como por exemplo a tensão, são momentaneamente reduzidos contribuindo para a melhora de humor e diminuição do sentimento de exaustão.
Tanto o café tradicional quanto o café gourmet podem auxiliar no processo digestivo quando consumidos após as refeições. Isso porque a cafeína estimula o peristaltismo (contrações musculares) facilitando a ação digestiva.
O café também contribui para o aumento nos níveis de colecistocinina, hormônio que regula os movimentos do intestino. Essa é a explicação científica para as pessoas que comumente sentem vontade de ir ao banheiro logo após tomar café. Além de facilitar a digestão, ele favorece a saúde intestinal.
Justamente por contar com uma alta concentração de antioxidantes em sua composição, o café oferece um efeito anti-inflamatório bastante benéfico para o organismo. Esses antioxidantes combatem a ação dos radicais livres, que em excesso atacam células sadias e geram inflamações.
Como sabemos, substâncias antioxidantes são fundamentais para a prevenção de doenças em geral e, principalmente, na prevenção do envelhecimento precoce. A diminuição do processo de oxidação celular adiantada, causada pelo excesso de radicais livres no organismo, também faz parte dos benefícios do café para o rosto e o corpo.
Em uma pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, foi constatado que o café também pode atuar na melhora da memória. De acordo com o estudo, publicado no Nature Neuroscience, após ingerir a bebida, o cérebro apresenta um nível mais profundo de retenção de lembranças.
A bebida também é uma boa opção para quem deseja ter mais atenção e concentração no dia a dia. O motivo disso é que, ao ingerir a substância, o organismo libera adrenalina, deixando o corpo em estado de alerta.
Um dos benefícios do café (descafeinado ou cafeinado) é contribuir para saúde do coração. Tomar café em doses adequadas também pode favorecer a saúde cardiovascular. Ainda segundo a pesquisa feita pela Harvard School of Public Health, ao ingerir quatro doses da bebida, diariamente, é possível diminuir em até 11% os riscos de insuficiência cardíaca.
Por ser rico em polifenóis, o café também ajuda o coração a bombear o sangue adequadamente e controla as ações dos radicais livres, responsáveis por aumentar o colesterol ruim. Com isso, a substância evita possíveis patologias no órgão.
Ainda entre os benefícios do café, está a prevenção da diabetes tipo 2. Contando com ácido clorogênico e magnésio, a bebida contribui para melhorar a sensibilidade à insulina e o metabolismo da glicose, auxiliando na redução dos riscos de doenças crônicas.
Entretanto, é importante salientar que isso ocorre somente quando a bebida é consumida com moderação — quatro xícaras diárias. Afinal, seu excesso pode elevar os níveis de glicose no organismo.
Você sabia que o consumo de café também pode estar associado a um menor risco de desenvolvimento de certos tipos de cânceres, como o de próstata, mama, ovários e cólon? Isso também é resultado da ação dos antioxidantes presentes em sua fórmula.
Basicamente, por contar com uma quantidade relevante de ácido clorogênico, cafeína, tocoferóis (vitamina E) e compostos fenólicos, a bebida ajuda a proteger as células dos danos provocados pelos radicais livres. Isso diminui a inflamação do organismo e danos ao DNA das células.
E aí, se interessou e quer garantir todos os benefícios do café (com ou sem açucar) para o seu organismo? Então não deixe de incluir a bebida, moderadamente, no seu dia a dia. Caso queira turbinar a rotina de cuidados e garantir outras vantagens, aposte nos nutricosméticos da Belíssima Beauty!
Produzido a partir do peptídeo bioativo de colágeno, o Collagen+ é um produto que auxilia na produção de colágeno no organismo. Sua fórmula possui ativos potentes, como o ácido hialurônico e a vitamina C, que proporcionam o aumento da elasticidade da pele e o retardamento do envelhecimento.
Já o Mega Hair é um suplemento que favorece a produção de queratina, principal proteína dos fios capilares. Contando com biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína, o nutricosmético ajuda a manter os cabelos mais fortes e resistentes.
Então, agora que você já conhece todos os benefícios e já sabe como turbinar sua rotina de cuidados, que tal aproveitar o Dia Mundial do Café para saboreá-lo? Caso queira garantir algumas receitas para acompanhá-lo, não deixe de conferir nossas dicas aqui no blog da Belíssima!
Fontes consultadas:
Borota, D., Murray, E., Keceli, G. et al. Post-study caffeine administration enhances memory consolidation in humans. Nat Neurosci 17, 201–203 (2014). https://doi.org/10.1038/nn.3623. Disponível em: https://www.nature.com/articles/nn.3623. Acesso em: 24 mar. 2022.
RAMALHO, M. E. O.; SOARES, N. M. CAFÉ E SEUS BENEFÍCIOS. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 285–292, 2018. DOI: 10.31510/infa.v15i1.356. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/index.php/interfacetecnologica/article/view/356. Acesso em: 24 mar. 2022.
O suor no couro cabeludo é algo que pode incomodar bastante, especialmente nos dias mais…
Se você está pensando em maneiras de perder peso de forma saudável e divertida, talvez…
Se você está começando no mundo do skin care, montar um kit skin care pode…
O envelhecimento precoce da pele é uma preocupação crescente entre pessoas que desejam manter uma…
Os seus fios já apresentaram uma estética ressecada e com pontas duplas? Ou até mesmo…
Quem aqui ama mudar o visual sem sair de casa? Se você está nessa vibe,…