Receitas

Descubra como fazer um delicioso salgadinho de grão-de-bico e quais são os benefícios do alimento

Já imaginou ter à disposição um petisco saudável para beliscar durante o dia? O salgadinho de grão-de-bico é o que falta na sua rotina! Saboroso, o snack é de fácil preparo e pode ser feito tanto no forno quanto na airfryer. Quer saber mais? Venha com a gente!

Grão-de-bico: o que é e como consumir?

Antes de colocar a mão na massa e fazer uma deliciosa receita de salgadinho de grão-de-bico, que tal saber um pouco mais sobre o alimento? Com origem na Turquia, o grão-de-bico faz parte do grupo das leguminosas que inclui feijão, lentilha, soja e ervilha.

Considerado um alimento saudável, ele é nutritivo e possui em sua composição alto índice de proteínas vegetais, carboidratos, fibras, vitaminas C, E, D e K, além de cálcio, ferro, fósforo e gorduras saudáveis. Assim como as outras leguminosas, ele pode ser consumido cru, após ficar de molho, ou cozido.

Contando com sabor leve e consistência macia, o grão-de-bico pode compor diferentes pratos, como saladas, caldos, tortas, hambúrgueres, massas e muito mais.

Saiba como preparar um delicioso salgadinho de grão-de-bico

Para fazer um salgadinho de grão-de-bico saboroso, é necessário cozinhá-lo. Para isso, é importante deixá-lo de molho por cerca 12h para facilitar o processo e também para manter uma boa textura. Ele pode ser cozido tanto em uma panela de pressão quanto em uma panela comum.

Para cozinhá-lo em uma panela de pressão, você deve adicionar água até ela ficar quatro dedos acima dos grãos e deixá-los cozinhar por 15min após pegar pressão. Já em uma panela comum, o ideal é adicionar o dobro de água, levar ao fogo médio até ferver, tampar e deixar cozinhar por cerca de 1h, ou até que os grãos fiquem macios.

Salgadinho de grão-de-bico no forno

Quem deseja saber como fazer salgadinho de grão-de-bico no forno, não precisa se preocupar! Trouxemos uma receita simples e rápida para ajudar no preparo. Confira!

Ingredientes:

  • 3 xícaras de grão-de-bico cozido;
  • água;
  • limão;
  • azeite;
  • sal a gosto;
  • páprica a gosto;
  • pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

  1. pegue o grão-de-bico cozido seco e coloque em um refratário que possa ir ao forno;
  2. adicione limão, azeite, sal, páprica e pimenta-do-reino a gosto, e misture bem;
  3. leve ao forno em 180ºC por cerca de 30min ou até ficar crocante. Sirva como desejar.

Salgadinho de grão-de-bico na airfryer

Para quem deseja fazer o salgadinho de grão-de-bico na airfryer, o processo é ainda mais fácil e tranquilo. Veja os passos a seguir!

Ingredientes:

  • 3 xícaras de grão-de-bico cozido;
  • azeite;
  • 1 dente alho ralado;
  • 1 colher de chá de pimentão-doce fumado;
  • 1 colher de chá de cominhos;
  • 1 haste alecrim fresco;
  • sal a gosto.

Modo de preparo:

  1. pegue o grão-de-bico cozido seco e adicione em um refratário;
  2. adicione o alho, o pimentão, o cominho, o alecrim, o sal e misture bem;
  3. coloque a mistura na Airfryer em modo manual, com temperatura em 180ºC durante 10 minutos;
  4. abra, mexa os grãos e coloque mais 10 minutos;
  5. retire-os e deixe esfriar em um recipiente. Sirva como desejar.

Quais são os benefícios do grão-de-bico?

Além de garantir uma receita saudável e deliciosa de salgadinho, o grão-de-bico proporciona inúmeros benefícios para o corpo humano. Rico em fibras e proteínas, ele retarda a digestão e aumenta a saciedade, auxiliando no controle do peso.

Por possuir um baixo índice glicêmico e contar com magnésio, potássio, vitaminas (C, E e B), ácido fólico e antioxidantes na sua composição, o alimento auxilia no tratamento e na prevenção de doenças crônicas como diabetes tipo 2, patologias cardíacas e câncer.

O grão-de-bico também ajuda a fortalecer os ossos, já que possui cálcio, fósforo e vitamina K. Fora isso, ele é famoso por ser fonte de triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, o hormônio da felicidade responsável por regular o humor e garantir a sensação de bem-estar.

Cuide de você de dentro para fora!

Gostou de saber um pouco mais sobre o alimento e quer adicionar esse salgadinho na sua dieta? Aproveite também para incluir os nutricosméticos da Belíssima Beauty e turbine sua rotina de cuidados.

Entre eles, o Collagen+ é um composto produzido a partir do peptídeo bioativo de colágeno, que conta com ácido hialurônico, vitamina B6, biotina, zinco, ácido ortosilícico e selênio em sua composição. Todos esses componentes auxiliam na produção de colágeno no organismo, favorecem o sistema imunológico e oferecem mais vitalidade à pele.

Já o Mega Hair é um nutricosmético desenvolvido à base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. O suplemento visa favorecer a produção de queratina no organismo, proteína que fortalece os fios capilares e deixá-los saudáveis.

Acompanhe o blog da Belíssima Beauty

Quer garantir mais receitas saudáveis como a de salgadinho de grão-de-bico para adicionar ao seu cardápio? Então não deixe de acompanhar as novidades aqui no blog da Belíssima Beauty!

Fontes consultadas:

SCHMIDT, Daniela Fernanda. Et al. Desenvolvimento e aceitabilidade de snacks de grão de bico. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 07, Vol. 04, pp. 20-27. Julho de 2019. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/nutricao/aceitabilidade-de-snacks. Acesso em: 11 de nov. 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTROLOGIA. Grão-de-bico ajuda a melhorar o humor: conheça os benefícios da leguimoso. 20 fev. 2019. Disponível em: http://abran.org.br/2019/02/20/grao-de-bico-ajuda-a-melhorar-o-humor-conheca-os-beneficios-da-leguminosa/. Acesso em: 11 nov. 2021.

amanda.belissima

Recent Posts

Dia da Manicure: conheça a origem dessa data especial e entenda por que é importante

Você sabia que existe o Dia da Manicure? Essa é uma data especial para celebrar…

4 meses ago

Linhas de expressão: o que são, como prevenir e tratar

Sabe aquelas marcas finas que costumam aparecer na testa, ao redor dos lábios ou dos…

4 meses ago

Cabelos fracos e quebradiços: possíveis causas e dicas para fortalecer os fios

Quebra, falta de brilho, pontas duplas e queda. Esses são alguns sinais de cabelos fracos…

5 meses ago

O que é nutricosméticos? Entenda e conheça os benefícios

Você sabe o que é nutricosméticos? Eles são suplementos alimentares ricos em nutrientes importantes para…

5 meses ago

6 dicas de como fazer a unha crescer mais rápido

Para manter sua mão sempre linda, é preciso tomar alguns cuidados especiais. É interessante saber…

5 meses ago

Conheça as principais vitaminas para pele e seus benefícios

As vitaminas para pele são essenciais para manter a saúde cutânea, afinal, são elas que…

5 meses ago