Ciência

Conheça suas propriedades e descubra para que serve a Babosa!

Caso você siga uma rotina de cuidados com o cabelo e a pele, com certeza já se perguntou para que serve a Babosa. Bastante comum na composição de cosméticos, essa planta milenar é normalmente associada às suas propriedades medicinais e aos seus tratamentos de beleza “quase” milagrosos.

Para desmistificar e esclarecer as dúvidas, a equipe do blog da Belíssima Beauty preparou este artigo, recheado de informações sobre a composição e os benefícios da Babosa. Venha com a gente e confira!

Propriedades da Babosa

Também conhecida pelo seu nome científico Aloe Vera, a Babosa é uma planta xerófita, originária do norte da África e do Oriente Médio. Desde a Antiguidade, é utilizada para inúmeros tratamentos, apontada como o segredo de beleza das rainhas Cleópatra e Nefertiti.

Sua composição, de alto valor nutricional, pode ser divida em três partes: o látex (suco extraído da porção externa); o gel de Babosa, na parte interna — constituído por 95% de água, além de polissacarídeos e outros 70 componentes, como vitaminas, minerais e antioxidantes naturais e a cutícula, também localizada na parte externa.

Atingindo até 2 m de altura, a Babosa pode ser encontrada tanto em jardins quanto em grandes áreas de cultivo. O látex e o gel são as partes mais utilizadas nas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentar, sendo aplicadas na medicina tradicional, indiana e unani (de origem persa).

Para que serve a Babosa?

Afinal, para que serve a Babosa? Como já vimos, a planta — principalmente o gel — oferece uma grande quantidade de nutrientes que podem tratar e atuar de diferentes formas no organismo. Veja a seguir algumas de suas ações!

Cabelos

Utilizar o gel da babosa no cabelo é uma excelente estratégia para garantir fios mais saudáveis, com brilho, maleabilidade e sem queda. Um dos motivos desses efeitos é a grande quantidade de mucilagens em sua composição, que possuem altíssima capacidade de reter água e ajudar na hidratação.

Além da hidratação com a Babosa, é possível tratar algumas patologias no couro cabeludo, como dermatite seborreica (caspa). Isso ocorre porque sua composição possui ativos que agem como anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos.

Pele

A aplicação da babosa no rosto e no corpo, por meio de sabonetes, cremes, etc, também pode trazer inúmeros benefícios para a saúde da pele. Constituído quase inteiramente de água, seu gel consegue penetrar profundamente as três camadas de pele e seus nutrientes atuam na cicatrização, na regeneração e na hidratação do órgão.

A presença de polissacarídeos ricos em hidrogênio também estimula a produção de colágeno, combatendo o envelhecimento precoce e a flacidez. Além disso, segundo um estudo publicado no Iranian Journal of Medical Sciences, a planta pode reter a umidade e manter integridade da pele, ajudando a combater úlceras.

Articulações

Ainda entre as respostas de para que serve a Babosa, podemos citar seu efeito rejuvenescedor. Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, a planta ajuda a rejuvenescer as articulações, controlando inflamações em locais mais afetados e amenizando o desconforto.

Saúde bucal

A saúde bucal também é favorecida com o uso da Babosa como tratamento. Conforme o estudo publicado no periódico General Dentistry, da Academy of General Dentistry’s (AGD), dos Estados Unidos, o uso tópico da planta ajuda a reduzir a dor e acelera a cura de inflamações bucais, tratando, por exemplo, a estomatite aftosa, a gengivite e a periodontite.

Tratamentos

Para finalizar, a Babosa também pode ser utilizada para o tratamento da diabetes tipo 2 e do colesterol. De acordo com estudos realizados pela Universadade Federal de Campina Grande, os efeitos hipoglicêmicos da planta, provenientes da presença de antioxidantes em sua composição, ajudam a reduzir a glicemia e a regular a absorção de insulina pelo organismo.

Esses antioxidantes também evitam a oxidação das células de gordura. Assim, contribuem para a diminuição nos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, prevenindo problemas como aterosclerose, infarto ou derrame.

Potencialize sua rotina de cuidados com nutricosméticos!

Agora que você já sabe para que serve a Babosa, que tal aprender a potencializar sua rotina de cuidados com nutricosméticos? Com uma mistura de nutrientes, esses suplementos, aliados a uma alimentação balanceada, garantem mais saúde e beleza para seus dias.

Na Belissíma Beauty, você encontra duas opções incríveis. O Collagen+ é desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno, que, com outros ativos de sua fórmula, como ácido hialurônico e vitamina C, auxilia na produção de colágeno pelo organismo, contribui para o retardamento do envelhecimento precoce e previne a flacidez.

Já o Mega Hair é um suplemento feito a base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. Essa composição favorece a produção de queratina, principal proteína dos fios, proporcionando cabelos mais fortes e hidratados.

Acompanhe o blog da Belíssima!

Gostou do conteúdo e já sabe para que serve a Babosa? Então, que tal aproveitar o tempo livre para garantir algumas dicas de beleza? Acompanhe nosso blog e aproveite!

Fontes consultadas:

CORDEIRO, Sandra Zorat. Aloe vera (L.) Burm.f. Universidade Federal do Rio de Janeiro, [S. l.], p. 1, 25 maio 2022. Disponível em: http://www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni/aloe-vera-l-burm-f#:~:text=Aloe%20vera%2C%20a%20popular%20babosa,nutricionais%2C%20amplamente%20divulgadas%20pela%20medicina. Acesso em: 25 maio 2022.

CENTRO DE PESQUISA, INOVAÇÃO E DIFUSÃO EM NEUROMATEMÁTICA (Brasil). Agência FAPESP. Bom para a boca. Notícias, [S. l.], p. 1, 4 abr. 2005. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/bom-para-a-boca/3521/. Acesso em: 25 maio 2022.

ANDRADE, Ellen Tatiana Santos et al. EFEITO HIPOGLICEMIANTE DA Aloe Vera (BABOSA) NO MANEJO CLÍNICO DA DIABETES MELLITUS. I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMINÁRIO, [s. l.], 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conidis/2016/TRABALHO_EV064_MD1_SA10_ID1098_25102016000041.pdf. Acesso em: 25 maio 2022.

amanda.belissima

Recent Posts

Dia da Manicure: conheça a origem dessa data especial e entenda por que é importante

Você sabia que existe o Dia da Manicure? Essa é uma data especial para celebrar…

4 meses ago

Linhas de expressão: o que são, como prevenir e tratar

Sabe aquelas marcas finas que costumam aparecer na testa, ao redor dos lábios ou dos…

4 meses ago

Cabelos fracos e quebradiços: possíveis causas e dicas para fortalecer os fios

Quebra, falta de brilho, pontas duplas e queda. Esses são alguns sinais de cabelos fracos…

5 meses ago

O que é nutricosméticos? Entenda e conheça os benefícios

Você sabe o que é nutricosméticos? Eles são suplementos alimentares ricos em nutrientes importantes para…

5 meses ago

6 dicas de como fazer a unha crescer mais rápido

Para manter sua mão sempre linda, é preciso tomar alguns cuidados especiais. É interessante saber…

5 meses ago

Conheça as principais vitaminas para pele e seus benefícios

As vitaminas para pele são essenciais para manter a saúde cutânea, afinal, são elas que…

5 meses ago