Conheça suas propriedades e descubra para que serve a Babosa!
Ciência,
Ingredientes,

Conheça suas propriedades e descubra para que serve a Babosa!

22 de junho de 2022
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Caso você siga uma rotina de cuidados com o cabelo e a pele, com certeza já se perguntou para que serve a Babosa. Bastante comum na composição de cosméticos, essa planta milenar é normalmente associada às suas propriedades medicinais e aos seus tratamentos de beleza “quase” milagrosos.

Para desmistificar e esclarecer as dúvidas, a equipe do blog da Belíssima Beauty preparou este artigo, recheado de informações sobre a composição e os benefícios da Babosa. Venha com a gente e confira!

Propriedades da Babosa

Também conhecida pelo seu nome científico Aloe Vera, a Babosa é uma planta xerófita, originária do norte da África e do Oriente Médio. Desde a Antiguidade, é utilizada para inúmeros tratamentos, apontada como o segredo de beleza das rainhas Cleópatra e Nefertiti.

Sua composição, de alto valor nutricional, pode ser divida em três partes: o látex (suco extraído da porção externa); o gel de Babosa, na parte interna — constituído por 95% de água, além de polissacarídeos e outros 70 componentes, como vitaminas, minerais e antioxidantes naturais e a cutícula, também localizada na parte externa.

Atingindo até 2 m de altura, a Babosa pode ser encontrada tanto em jardins quanto em grandes áreas de cultivo. O látex e o gel são as partes mais utilizadas nas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentar, sendo aplicadas na medicina tradicional, indiana e unani (de origem persa).

Para que serve a Babosa?

Afinal, para que serve a Babosa? Como já vimos, a planta — principalmente o gel — oferece uma grande quantidade de nutrientes que podem tratar e atuar de diferentes formas no organismo. Veja a seguir algumas de suas ações!

Cabelos

Utilizar o gel da babosa no cabelo é uma excelente estratégia para garantir fios mais saudáveis, com brilho, maleabilidade e sem queda. Um dos motivos desses efeitos é a grande quantidade de mucilagens em sua composição, que possuem altíssima capacidade de reter água e ajudar na hidratação.

Além da hidratação com a Babosa, é possível tratar algumas patologias no couro cabeludo, como dermatite seborreica (caspa). Isso ocorre porque sua composição possui ativos que agem como anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos.

Pele

A aplicação da babosa no rosto e no corpo, por meio de sabonetes, cremes, etc, também pode trazer inúmeros benefícios para a saúde da pele. Constituído quase inteiramente de água, seu gel consegue penetrar profundamente as três camadas de pele e seus nutrientes atuam na cicatrização, na regeneração e na hidratação do órgão.

A presença de polissacarídeos ricos em hidrogênio também estimula a produção de colágeno, combatendo o envelhecimento precoce e a flacidez. Além disso, segundo um estudo publicado no Iranian Journal of Medical Sciences, a planta pode reter a umidade e manter integridade da pele, ajudando a combater úlceras.

Articulações

Ainda entre as respostas de para que serve a Babosa, podemos citar seu efeito rejuvenescedor. Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, a planta ajuda a rejuvenescer as articulações, controlando inflamações em locais mais afetados e amenizando o desconforto.

Saúde bucal

A saúde bucal também é favorecida com o uso da Babosa como tratamento. Conforme o estudo publicado no periódico General Dentistry, da Academy of General Dentistry’s (AGD), dos Estados Unidos, o uso tópico da planta ajuda a reduzir a dor e acelera a cura de inflamações bucais, tratando, por exemplo, a estomatite aftosa, a gengivite e a periodontite.

Tratamentos

Para finalizar, a Babosa também pode ser utilizada para o tratamento da diabetes tipo 2 e do colesterol. De acordo com estudos realizados pela Universadade Federal de Campina Grande, os efeitos hipoglicêmicos da planta, provenientes da presença de antioxidantes em sua composição, ajudam a reduzir a glicemia e a regular a absorção de insulina pelo organismo.

Esses antioxidantes também evitam a oxidação das células de gordura. Assim, contribuem para a diminuição nos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, prevenindo problemas como aterosclerose, infarto ou derrame.

Potencialize sua rotina de cuidados com nutricosméticos!

Agora que você já sabe para que serve a Babosa, que tal aprender a potencializar sua rotina de cuidados com nutricosméticos? Com uma mistura de nutrientes, esses suplementos, aliados a uma alimentação balanceada, garantem mais saúde e beleza para seus dias.

Na Belissíma Beauty, você encontra duas opções incríveis. O Collagen+ é desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno, que, com outros ativos de sua fórmula, como ácido hialurônico e vitamina C, auxilia na produção de colágeno pelo organismo, contribui para o retardamento do envelhecimento precoce e previne a flacidez.

Já o Mega Hair é um suplemento feito a base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. Essa composição favorece a produção de queratina, principal proteína dos fios, proporcionando cabelos mais fortes e hidratados.

pessoa segurando pote de mega hair em frente a fundo rosa (para que serve a babosa)

Acompanhe o blog da Belíssima!

Gostou do conteúdo e já sabe para que serve a Babosa? Então, que tal aproveitar o tempo livre para garantir algumas dicas de beleza? Acompanhe nosso blog e aproveite!

Fontes consultadas:

CORDEIRO, Sandra Zorat. Aloe vera (L.) Burm.f. Universidade Federal do Rio de Janeiro, [S. l.], p. 1, 25 maio 2022. Disponível em: http://www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni/aloe-vera-l-burm-f#:~:text=Aloe%20vera%2C%20a%20popular%20babosa,nutricionais%2C%20amplamente%20divulgadas%20pela%20medicina. Acesso em: 25 maio 2022.

CENTRO DE PESQUISA, INOVAÇÃO E DIFUSÃO EM NEUROMATEMÁTICA (Brasil). Agência FAPESP. Bom para a boca. Notícias, [S. l.], p. 1, 4 abr. 2005. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/bom-para-a-boca/3521/. Acesso em: 25 maio 2022.

ANDRADE, Ellen Tatiana Santos et al. EFEITO HIPOGLICEMIANTE DA Aloe Vera (BABOSA) NO MANEJO CLÍNICO DA DIABETES MELLITUS. I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMINÁRIO, [s. l.], 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conidis/2016/TRABALHO_EV064_MD1_SA10_ID1098_25102016000041.pdf. Acesso em: 25 maio 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

como preparar tipos antioxidantes pele acneica manicure quinoa queda de cabelo olhos Envelhecimento ovos ácido mandélico saúde menta hidratação perda alimentação carne skincare petiscos adoçante sérum fruta colágeno hidrolisado radicais livres psoríase whey maquiagem esfoliação peeling frango babosa loiro como usar água micelar suplementação açúcar demerara o que é práticas dia da saúde e nutrição vitamina cuidados alimentação saudável sintomas gergelim mitos iorgute empoderamento feminino nhoque sensível ácido praia verão curiosidades inverno tarefas receitas unhas vitiligo protetor solar cacau comer manga como usar protetor térmico sopa ansiedade condicionador cuidados com o cabelo rotina oleoso óleo de gergelim babyliss salada shampoo a seco exercícios mel burrata páscoa ácido latico oleosa escova tratamento sinais cuidados pessoais limpeza Beleza cabelo casa elasticidade penteados simples dicas de saúde para que serve protetor térmico retinol vaselina ovo de páscoa grisalho spa day receita lanches causas verdades alongamento salada de bacalhau jantar Colágeno saudáveis colágeno em pó natural niacinamida shampoo saudável pepino café Pele tipos de cabelo pele oleosa salmão melasma automassagem panqueca meditação guiada tratamentos lifestyle como fazer refeições festa junina arroz de couve-flor comidas dieta benefícios açucar saúde mental saúde do corpo bicicleta coloridas gelado saúde low carb cuidados com as unhas molho rugas cuidados com a pele técnicas saúde capilar grão-de-bico dicas treino nutrição capilar colorir cabelos dermatite banana olheiras meditação argila salgadinho saúde da mente dormir ingredientes cabelo cacheado tropical bem-estar