Lifestyle

Conheça 4 benefícios da meditação e saiba como praticar

Sentar em uma posição confortável, fechar os olhos e focar na respiração. Em meio à rotina agitada, é um verdadeiro desafio tirar alguns minutinhos para ouvir o corpo e focar no momento presente. Mas há inúmeros benefícios da meditação que podemos aproveitar, sabia?

Cada vez mais, estudos científicos têm observado os efeitos da meditação na saúde mental e física. Que tal conhecer alguns desses benefícios e experimentar incluir essa prática na sua rotina de autocuidado? Vem ver o conteúdo especial que preparamos para te ajudar!

O que é meditação?

A meditação é uma prática milenar baseada em estar presente no momento atual. A palavra “meditar” tem origem no latim “meditatum”, que significa “ponderar”, e também está relacionada à palavra “meditare”, que quer dizer “voltar-se para o centro”.

Ou seja, meditar é o ato de esvaziar a mente, ficar em silêncio e se colocar no momento presente sem se apegar a julgamentos ou pensamentos. Parece difícil, não é? Mas essa é uma prática que, quando feita com frequência, ajuda a desenvolver a concentração, o foco, a tranquilidade e o bem-estar.

Existem diferentes técnicas de meditação, cada uma com premissas específicas. Se está interessada em começar essa prática, vale a pena conhecer alguns tipos para saber com qual se identifica mais:

Mindfulness

A técnica mindfulness consiste na atenção plena e é voltada para o controle das ações e pensamentos no presente. Sua premissa é focar 100% no agora, sem se apegar ao passado ou se preocupar com o futuro. Entre os benefícios da meditação mindfulness estão alívio da ansiedade e maior concentração.

Transcendental

Essa técnica de origem indiana não consiste no controle dos pensamentos, ao contrário da mindfulness. Ela é feita a partir de um mantra individual, normalmente passado por um instrutor com o objetivo de atingir níveis mais altos de consciência, chegando à fonte dos pensamentos.

Zazen

A meditação zazen consiste em focar no ambiente ao seu redor e na própria respiração, com consciência corporal e do momento presente — ouvindo os sons, mas sem julgá-los ou se apegar a eles.

 

Quais são os benefícios da meditação?

Mas afinal, quais são os benefícios da meditação? Bom, a prática pode trazer vários efeitos positivos para a saúde mental e até mesmo física. Mas lembre-se: para chegar até eles, é preciso ter disciplina e prática constantes, ok? Veja só:

1. Redução do estresse

Pesquisas têm mostrado que a meditação pode ajudar a ter menos estresse no dia a dia. A prática pode ser uma boa aliada por promover mais foco e atenção, nos ajudando a ter mais calma para tomar decisões e enfrentar situações desafiadoras.

“O estresse libera diversos hormônios e substâncias químicas ao organismo, como a adrenalina e o cortisol. Os níveis elevados destes hormônios e substâncias no organismo, no longo prazo (estresse crônico), podendo desencadear hipertensão arterial e doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista Lais Coelho. (CRN 41763).

2. Alívio dos sintomas de ansiedade e depressão

O alívio dos sintomas de ansiedade e depressão também estão entre os benefícios da meditação. Um estudo publicado no Journal Of American Medical Association, feito na Universidade Johns Hopkins (EUA), mostrou que a meditação diária de 30 minutos é eficaz para aliviar sintomas de ansiedade, depressão e dores crônicas.

Isso acontece porque, durante uma crise de ansiedade, o organismo entra em alerta por meio de uma desregulação cerebral que ativa o sistema autônomo simpático. Ao praticar a meditação, a duração dessa reação é mais curta, e a técnica ajuda a estimular o sistema autônomo parassimpático, reduzindo os batimentos cardíacos e a respiração.

3. Aumento do foco e da concentração

A prática de meditação, principalmente nas técnicas mindfulness e zazen, exige uma grande concentração no momento presente e na nossa respiração. No começo, pode ser bastante desafiador, mas, aos poucos, fica cada vez mais fácil esvaziar a mente.

Por isso, é possível dizer que a meditação ajuda a desenvolver melhor nosso foco e concentração, inclusive em atividades diárias. Isso porque passamos a prestar mais atenção no momento presente e no que estamos fazendo em vez de focar mais no futuro ou no passado.

4. Melhora no sono

A meditação regular ainda é benéfica para melhorar a qualidade do sono, reduzindo a insônia. Com isso, outros benefícios podem ser sentidos: ao dormimos bem, o nível de cortisol, hormônio responsável pelo estresse, diminui.

Além do bem-estar mental, uma noite bem dormida também ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele, sabia? Isso porque o alto nível de estresse pode favorecer a ação dos radicais livres no nosso organismo, responsáveis pela oxidação das células e, consequentemente, o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Fica a dica!

Como começar a praticar a meditação?

Ficou interessada e quer saber como fazer meditação? A nossa primeira dica é reservar alguns minutos para a prática. Não precisa ser nada muito longo: cinco a dez minutos por dia são suficientes para quem está começando, ok? Use um cronômetro para te ajudar.

Outra sugestão é escolher um ambiente calmo e silencioso para meditar. Assim, você não corre o risco de ser interrompido ou se distrair facilmente. Inclusive, desligue seu celular ou as notificações dele antes de praticar a meditação.

Feche seus olhos e foque na sua respiração. Para te ajudar a se concentrar, no início, uma dica é procurar uma meditação guiada. No YouTube, há vários canais que ensinam a meditar e fazem a prática junto com você. É só dar play e começar!

Continue cuidando de si com a Belíssima

Quer mais dicas de como cuidar de si mesma por dentro e por fora? Então continue acompanhando o blog da Belíssima Beauty! Que tal conferir nosso artigo sobre os benefícios da yoga? Assim, você poderá praticá-la junto à meditação.

Além disso, no site da Belíssima Beauty você encontrará nutricosméticos que vão te ajudar a ter cabelos, unhas e pele mais saudáveis e resistentes. É o caso do Collagen+ e Mega Hair, produtos repletos de nutrientes essenciais para a saúde, como o colágeno e a biotina. Confira!

Fontes consultadas:

GOYAL, Madhav et al. Meditation programs for psychological stress and well-being: a systematic review and meta-analysis. Journal Of American Medical Association, Março 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24395196/. Acesso em: 16 set. 2021.

MENEZES, Carolina Baptista; DELL‘AGLIO, Débora Dalbosco. Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura. Psicologia: Ciência e Profissão, 9 mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/mZ3rqctVVfPzsZHmp9kXJBr/?lang=pt. Acesso em: 16 set. 2021.

amanda.belissima

Recent Posts

Dia da Manicure: conheça a origem dessa data especial e entenda por que é importante

Você sabia que existe o Dia da Manicure? Essa é uma data especial para celebrar…

4 meses ago

Linhas de expressão: o que são, como prevenir e tratar

Sabe aquelas marcas finas que costumam aparecer na testa, ao redor dos lábios ou dos…

5 meses ago

Cabelos fracos e quebradiços: possíveis causas e dicas para fortalecer os fios

Quebra, falta de brilho, pontas duplas e queda. Esses são alguns sinais de cabelos fracos…

5 meses ago

O que é nutricosméticos? Entenda e conheça os benefícios

Você sabe o que é nutricosméticos? Eles são suplementos alimentares ricos em nutrientes importantes para…

5 meses ago

6 dicas de como fazer a unha crescer mais rápido

Para manter sua mão sempre linda, é preciso tomar alguns cuidados especiais. É interessante saber…

5 meses ago

Conheça as principais vitaminas para pele e seus benefícios

As vitaminas para pele são essenciais para manter a saúde cutânea, afinal, são elas que…

5 meses ago