Você sabia que as unhas crescem cerca de 0,1 mm por dia? No mês todo, isso equivale a cerca de 2 mm a 3 mm por mês. Mas, para que elas tenham um crescimento constante, é fundamental manter alguns cuidados. Veja abaixo como fazer a unha crescer e evitar que ela fique fraca e quebradiça.
1. Mantenha as unhas hidratadas e protegidas
Quando a pergunta é como fazer a unha crescer rápido, uma das principais respostas está nos cuidados diários. Para isso, é importante hidratá-la, preferencialmente com um creme específico para as mãos.
Além de cuidar da pele das mãos, o creme também ajuda a manter as cutículas em boas condições e as unhas nutridas. Dessa maneira, elas se mantêm mais fortes e é possível evitar quebras e descamações.
Outra dica para crescer a unha é mantê-la protegida. Sendo assim, no momento de realizar tarefas domésticas, o melhor é fazer uso de luvas de borracha. Dessa forma, é possível evitar o contato direto com diversos tipos de produtos de limpeza, fator que pode deixar as unhas frágeis.
2. Evite o uso de acetona
A acetona é um produto químico que deixa as unhas fragilizadas. Por isso, quando o objetivo é saber como fazer crescer a unha, uma das principais dicas é evitá-la. Para substituí-la, recomenda-se o uso de removedores de esmalte, já que eles contêm menos químicos.
3. Aposte nas bases fortalecedoras
Saber como fortalecer a unha para crescer e ficar no comprimento adequado, o uso de base ou óleo fortalecedores também é uma ótima pedida. Além de evitar que ela quebre, é mais uma maneira de mantê-la nutrida, intensificando, assim, o efeito do creme hidratante.
4. Alimentação rica em nutrientes
Até aqui, falamos a respeito dos cuidados externos, entretanto, saber como fazer a unha crescer forte e saudável exige também uma atenção que deve vir de dentro para fora.
Nesse caso, existem diferentes formas de cuidado, sendo a alimentação uma das principais. Para isso, é importante consumir alimentos que sejam ricos em proteína e zinco, já que eles são fundamentais para o fortalecimento e crescimento das unhas, além dos cabelos e do bom estado da pele.
A proteína é encontrada principalmente em ovos, frango, carnes vermelhas, soja e cereais. Para adquirir biotina na quantidade ideal, aposte nos amendoins, cenoura, couve-flor e avelã. Por fim, o zinco pode ser encontrado no feijão, na carne, na lagosta e nas ostras.
A nutricionista Laís Coelho (CRN 41763), aponta a importância da orientação de um profissional qualificado para adequar a dieta às necessidades nutricionais da pessoa, equilibrando o consumo de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, para que não ocorra excesso ou carência de nutrientes.
5. A suplementação é importante
Quem tem uma rotina corrida sabe que nem sempre é possível seguir uma alimentação balanceada à risca. Para evitar a carência de vitaminas e aminoácidos, fundamentais para manter as unhas em bom estado, a dica é apostar nos suplementos alimentares.
Entre as diferentes opções de suplementos, as vitaminas para cabelos podem ser uma ótima pedida. No portfólio de produtos da Belíssima você encontra o Mega Hair, um nutricosmético em cápsulas.
Com um mix de vitaminas, minerais e aminoácidos, ele age de dentro para fora e complementa a sua rotina de cuidados com os fios e as unhas. Vale mencionar, ainda, que não possui glúten nem lactose.
Como tomar e o que esperar
Como mencionado, o Mega Hair da Belíssima é um suplemento em cápsulas. Indica-se a ingestão de três cápsulas uma vez ao dia. Com relação aos resultados, o esperado é que eles sejam vistos entre um e três meses após o início do consumo.
Quando o assunto gira em torno dos suplementos alimentares, é importante ter em mente que o resultado pode variar de pessoa para pessoa, estilo de vida e alimentação. Por isso, o ideal é seguir um cardápio equilibrado e se atentar também à ingestão de água.
Aproveite e leia também: causas e tratamentos para unhas quebradiças
Agora que você já sabe como fazer a unha crescer, entenda mais sobre as possíveis causas e os respectivos tratamentos para as unhas quebradiças, que podem envolver tópicos como o contato com produtos químicos, o hábito de roer, disfunções na tireoide ou carência de vitaminas. Não deixe de conferir!