Colágeno e envelhecimento: até quando a suplementação é eficaz?
Beleza,
Nutrição,
Pele,
Rugas,

Colágeno e envelhecimento: até quando a suplementação é eficaz?

1 de maio de 2025
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Antes de recorrer a suplementação para prevenir e reduzir marcas do tempo, é importante saber que a relação entre colágeno e envelhecimento está associada aos hábitos que adquirimos no decorrer da vida.

O envelhecimento é um processo natural. Passamos por mudanças internas e externas, como alterações físicas, emocionais e sociais. Com a idade, as experiências acumuladas nos ajudam a construir novas visões de mundo. Para um envelhecimento saudável, é preciso buscar manter-se ativo. Alimentação saudável e equilibrada, rotina de exercícios físicos e constância nos cuidados médicos contribuem para que a “terceira idade” realmente seja a “melhor idade”.

Um dos principais sinais da passagem do tempo aparece em nossa pele. Rugas, marcas e linhas de expressão, cicatrizes e manchas vão surgindo ao longo dos anos. Há beleza na longevidade, mas sabemos que às vezes esses efeitos interferem na autoestima de mulheres e pessoas de todas as idades. Por essa razão, o uso do colágeno pode ser uma excelente alternativa para reduzir e prevenir esses efeitos na pele. Por meio de cosméticos e suplementação, é possível repor e estimular a produção dessa proteína tão importante.

A Belíssima entende que podem surgir muitas dúvidas na hora de escolher o seu suplemento. Por isso, trouxemos para você as perguntas e respostas mais comuns sobre o tema do envelhecimento e colágeno.

Envelhecimento e marcas na pele: quando devo começar a tomar colágeno?

Em geral, nossa produção natural de colágeno começa a cair próximo dos 30 anos de idade . É quando a pele passa a ficar flácida gradualmente. A cada ano que passa, a estimativa é de 1% de perda. 

Por isso, o colágeno normalmente é indicado para  pessoas acima de 40 anos, principalmente aquelas que já possuem alguma doença nos ossos ou têm o hábito de baixa ingestão de proteína. No caso de atletas, o colágeno ajuda na mobilidade das articulações. Vale destacar ainda que o contexto socioeconômico interfere muito em questões de saúde e longevidade, como as atividades profissionais exercidas, fatores culturais, ambientais e psicológicos. 

Assim, o aparecimento de “marcas de velhice” não tem data certa ou uniforme para todos no calendário. Cada pessoa possui questões únicas, portanto em caso de dúvidas ou para entender melhor suas necessidades, consulte um(a) médico(a) de confiança. 

Ao realizar uma revisão em diversos estudos realizados entre 2016 e 2022, Adriana Gazdzichi, Diana da Silva, entre outros autores, demonstram que há diversas pesquisas concluídas ou em andamento atestando a efetividade da suplementação oral de colágeno para a elasticidade da pele, hidratação e a densidade. Efeitos positivos também foram observados em unhas, cabelos e na cicatrização de feridas. Quanto ao envelhecimento, houve melhora na profundidade de rugas também.

Mesmo assim, é importante destacar que o processo de envelhecimento não pode ser interrompido. Por outro lado, os sinais na pele podem sim ser “retardados”, ou seja, uma vez que o colágeno reduz o impacto da perda de elasticidade da pele.

Leia também: Benefícios do colágeno com ácido hialurônico | Belíssima 

Colágeno em diferentes idades: quando e como iniciar a suplementação 

Como tornar o uso de colágeno mais eficiente no envelhecimento? 

É muito importante unir a suplementação de colágeno a um estilo de vida equilibrado. Não apenas na parte física, mas também em relação aos laços sociais e à saúde mental. 

Junto com o hábito de consumir um cardápio variado – frutas, verduras, grãos e carnes – o envelhecimento deve ser ativo, sempre em movimento.

Afinal, qual o melhor colágeno para flacidez?

É preciso também se atentar ao tipo de colágeno. Dentre os 29 existentes, existem 3 tipos principais:

  • Tipo 1: atua na pele, cabelo, dentes, unhas, articulações e cartilagens. 
  • Tipo 2: ossos e articulações. 
  • Tipo 3: oferece suporte para a estrutura muscular, órgãos e artérias. 

Uma das causas mais comuns de médicos receitarem o uso de colágeno para as pessoas mais velhas são as doenças e fraquezas ósseas. Essa é a aplicação do tipo 2 de colágeno, que possui ação anti-inflamatória, reduz o risco de lesões, osteoartrite, osteoporose ou artrite. 

Portanto, o tipo de colágeno mais indicado em suplementação para flacidez da pele é o colágeno tipo 1.

Afinal, até quando a suplementação de colágeno é eficaz?

A boa notícia é que não existe limite de idade! Claro, quanto mais avançada a idade, mais permanentes se tornam os efeitos de perda de flacidez da pele. Por isso, comece seu cuidado ainda como forma de prevenção, para fortalecer os efeitos da suplementação.

Seguindo as recomendações quanto a dosagem diária, utilizando o tipo de colágeno correto para seu objetivo e estilo de vida, esse hábito não possui riscos.

Alguns grupos precisam ter um cuidado extra, pois pode haver contraindicações:

Alergias alimentares

Se você tem alguma alergia alimentar quanto a frutos do mar, ou algum outro alimento de origem animal, uma vez que se trata de uma proteína que tem essa procedência, vale a pena conversar com um profissional de saúde antes de começar a tomar por conta própria.

Colágeno e saúde do coração

Tudo em excesso faz mal! O colágeno pode ser muito benéfico para a saúde do seu coração, pois diminui os riscos de aterosclerose, infarto e até mesmo AVC – Acidente Vascular Cerebral. 

Porém, ele não deve ser utilizado como substituto para os medicamentos controlados prescritos por médicos. Além disso, pode haver interação entre componentes destes remédios com os aditivos presentes nos suplementos de colágeno. Antes de iniciar o uso, procure acompanhamento médico e confira as orientações nos rótulos.

Colágeno e envelhecimento: conheça a linha Collagen Belíssima

Nossa linha COLLAGEN BELÌSSIMA é pensada para que você invista no seu autocuidado, beleza e saúde. Além de não trabalharmos com crueldade animal, nossos produtos são sem glúten e sem lactose. Aqui você encontra opções seguras para cuidar da sua saúde. Os produtos  Belíssima seguem as regulamentações da ANVISA da Resolução 243/2018, portanto são seguros. 

 

Conheça o BEAUTY CREATINE COLLAGEN 150g, que une os benefícios do colágeno e da creatina. Temos os sabores lichia, tangerina, limonada suíça, piña colada e sem sabor. Sua performance muscular irá crescer em energia e força. Para cuidar o envelhecimento da pele, temos COLLAGEN+ 246g (Colágeno Plus) com adição de ácido hialurônico e biotina. Você vai tratar a sua pele, unhas e cabelos! 

 

Referências:

GAZDZICHI, A. K.; DA SILVA, D. ferreira P.; BRANDÃO, E. A. de A.; FARIA, S. C. de A. Efeitos da suplementação do colágeno para pele: revisão sistemática. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 5740–5750, 2023. DOI: 10.34119/bjhrv6n2-102. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58181 . Acesso em: 28 mar. 2025.

RIBEIRO, Amanda. Colágeno faz mal para o coração?. Artifix. Disponível em: https://artifix.com.br/colageno-faz-mal-para-o-coracao/. Acesso em: 29 abr. 2025.

VALE SAÚDE. Colágeno hidrolisado: o que é e para que serve. Disponível em: https://www.valesaude.com.br/saude-v/colageno-hidrolisado-o-que-e-e-para-que-serve/. Acesso em: 29 abr. 2025.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

petiscos meditação guiada oleosa suplementação vitamina dormir como usar dieta banana gergelim automassagem lifestyle rotina cronograma capilar café vaselina como preparar Colágeno quinoa ovos inverno colágeno hidrolisado práticas mitos receita saúde da pele manga ingredientes protetor térmico tratamento natural Beleza empoderamento feminino cuidados com as unhas alimentação molho loiro hidratação comer bicicleta lanches arroz de couve-flor low carb peeling limpeza colágeno e envelhecimento sopa técnicas unhas saúde do corpo páscoa burrata grão-de-bico nutrição capilar casa cuidados olheiras tratamentos alongamento colágeno em pó bem-estar saúde da mente dia da saúde e nutrição shampoo a seco babyliss água micelar o que é melasma colágeno para articulações carne pepino saúde capilar para que serve ácido protetor solar suplemento para cabelo meditação refeições spa day sinais jantar praia salgadinho reconstrução capilar pele oleosa cabelo esfoliação dicas panqueca escova salada de bacalhau radicais livres condicionador manicure penteados simples colágeno para pele cuidados com o cabelo oleoso tipos gelado rugas skincare pele acneica causas sérum maquiagem tipos de colágeno salada saúde do cabelo niacinamida colorir saudável nutrientes comidas ansiedade elasticidade ácido mandélico verão adoçante tipos de cabelo grisalho verdades nhoque retinol coloridas argila Envelhecimento babosa festa junina treino shampoo antioxidantes curiosidades açúcar demerara iorgute tropical vitiligo exercícios whey suplemento para pele cabelos cuidados pessoais cabelo cacheado queda de cabelo Pele fruta olhos sensível psoríase dicas de saúde como fazer frango perda açucar mel saúde sintomas óleo de gergelim cacau saúde menta como usar protetor térmico receitas cuidados com a pele saudáveis benefícios ácido latico alimentação saudável salmão ovo de páscoa dermatite