Para ter madeixas bonitas, é fundamental ter um cabelo saudável. Para isso, é importante apostar em uma rotina de cuidados externos e em uma alimentação balanceada, afinal de contas, a beleza do fio também vem de dentro para fora.
Para te ajudar na missão de ter um cabelo bonito e saudável, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Aqui, você vai descobrir se seus fios estão saudáveis ou não, qual é o tipo de tratamento mais indicado e como cuidar do seu cabelo. Vem com a gente e confira!
Como saber se o meu cabelo está saudável?
“Afinal, como saber se meu cabelo está saudável ou não?”. Basta um olhar mais atento para responder a essa pergunta tão comum. Sinais como opacidade, ressecamento, alta porosidade, pontas duplas e falta de elasticidade apontam a necessidade de cuidados redobrados.
A hidratação é interessante para os fios que estão constantemente embaraçados, sem brilho ou definição, uma vez que esses sinais indicam a falta de água. Já a nutrição é mais indicada quando o problema é volume em excesso, frizz, opacidade e alta porosidade.
Caso os fios estejam com falta de elasticidade e quebrando recorrentemente, a dica é apostar na reposição em massa, isto é, a reconstrução. Ou seja, as dicas para deixar o cabelo bonito e saudável vão variar de acordo com as suas necessidades. Por isso é tão importante dedicar um olhar mais atento e cuidadoso ao momento de observar os fios.
Cronograma capilar é uma boa ideia?
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os fios composta por 3 etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.
A hidratação tem como principal objetivo devolver água e nutrientes para os fios. Já a nutrição atua na reposição dos lipídios, conferindo mais brilho e menos frizz aos fios. A etapa final é a reconstrução que atua diretamente na fibra capilar e tem como principal objetivo devolver proteínas aos fios danificados, especialmente a queratina.
Para saber as necessidades dos seus fios, é necessária uma análise individual. Os lisos e os virgens geralmente não costumam ter tanta carência de óleos (etapa da nutrição) quanto ondulados, cacheados e quimicamente tratados. Neste caso, a hidratação pode ser a grande protagonista da rotina de cuidados.
Já os fios cacheados, crespos e quimicamente tratados costumam demandar cuidados maiores com a etapa de nutrição. Isso porque a curvatura dos fios impede que os lipídios produzidos pelo couro cabeludo cheguem até as pontas. Além disso, quem costuma realizar procedimentos químicos, como escova progressiva ou coloração, deve focar na reconstrução para repor a queratina perdida.
E o couro cabeludo?
Além de observar os fios para entender suas reais necessidades, o couro cabeludo também diz muito sobre o estado de saúde das suas madeixas. Quando existe algo incomum, uma das principais queixas é a coceira seguida de caspas, chamada clinicamente de dermatite seborreica. Nesse caso, o ideal é procurar a opinião de um dermatologista para um diagnóstico seguro.
Caso a dermatite seborreica seja diagnosticada, o tratamento pode ser feito com shampoos para caspa, alívio de coceira ou limpeza profunda. Nos quadros mais severos, é possível que o especialista indique o uso de shampoos com corticoides na composição.
Além da dermatite seborreica, existem diversos outros problemas que podem afetar o couro cabeludo. Seja qual for a sua suspeita, o melhor é sempre contar com a ajuda de um médico antes de apostar em qualquer tipo de tratamento.
Uma medida que você pode adotar de autocuidado é a umectação. O processo consiste em dar um banho de óleo no cabelo, inclusive na raiz. Você pode combinar óleos para esse processo. Em seu blend, escolha sempre uma opção menos espessa para facilitar a aplicação, como o óleo de semente de uva e o óleo de coco.
Alguns óleos possuem ação antibacteriana e antifúngicas, como o caso do óleo de rícino, podendo auxiliar em problemas como ceira e caspas.
Alimentação e vitaminas realmente fazem diferença?
Agora que você tem noção de como saber se o fio de cabelo está saudável, é hora de falarmos sobre os cuidados necessários de dentro para fora. Sim, apostar em uma alimentação balanceada somada ao consumo de vitaminas é um fator que faz total diferença para as suas madeixas.
Os alimentos para deixar o cabelo saudável são aqueles ricos em proteínas: ovo, peixe, carne, leite, feijão, espinafre e abacate merecem um cantinho especial no seu prato.
Além das proteínas, vitaminas e minerais também são bem-vindos. Sendo assim, adicione amêndoas e castanhas (zinco), lentilha (ferro), salmão e sementes de linhaça (ômega 3), cogumelo, couve-flor e gemas (biotina) ao seu cardápio.
Apostar em suplementos é uma boa ideia?
Sabemos que, com a correria do dia a dia, nem sempre é possível realizar todos os cuidados que os fios exigem e nem mesmo apostar na melhor alimentação. Por isso, investir em suplementos de vitaminas pode ser, sim, uma ótima ideia para manter seu cabelo saudável.
Na Belíssima, você encontra o Mega Hair, um suplemento em cápsulas desenvolvido para entregar aos seus fios os nutrientes que eles precisam para crescerem fortes e saudáveis.
Com um mix de vitaminas, minerais e aminoácidos, o Mega Hair da Belíssima atua tratando os fios de dentro para fora, complementando a sua rotina de cuidados, bem como a alimentação. Além de manter o cabelo saudável, ele também confere benefícios para as suas unhas. Conheça e aproveite!