Pele

Benefícios do ácido salicílico: saiba mais sobre o ácido e as vantagens dele no cuidado com a pele

Você sabe quais são os benefícios do ácido salicílico? Com propriedades medicinais e queratolíticas, esse ácido é frequentemente utilizado em produtos de cuidado com a pele, principalmente para o tratamento de acne, verruga, calos, psoríase e outras condições.

O ácido salicílico é um excelente composto químico para remover as células mortas da pele e promover a renovação celular. Quer entender mais sobre os benefícios dele? A Belíssima Beauty explica o que esse ácido faz e como adicioná-lo corretamente na sua rotina de cuidados com a pele. Confira!

O que é ácido salicílico?

Para começar, o que é ácido salicílico? Ele vem da salicina, um glicósido fenólico obtido em estado puro da casca de salgueiro e de algumas espécies de choupos. Ou seja, é um composto de origem natural com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Apesar disso, o ácido salicílico pode ser produzido em laboratórios. Ele pertence à categoria dos beta-hidroxiácidos (BHA), o que o torna um excelente composto para o tratamento de peles acneicas. Você o encontra em géis, cremes, loções, sabonetes e até shampoos.

Qual é a função do ácido salicílico?

Você já sabe para que serve o ácido salicílico, mas que tal entender mais sobre a função dele na pele? Por ser um beta-hidroxiácido, a parte “hidroxi” da molécula se separa da parte ácida, o que torna ácido solúvel em óleo e, consequentemente, mais penetrável nos poros.

Os compostos beta-hidroxiácidos auxiliam na renovação celular da pele, pois atuam nas camadas mais superficiais, dissolvendo os desmossomos. Com isso, a pele fica livre das células mortas e com o viço tão desejado de volta. Ele também atua no combate às linhas finas.

Conheça os benefícios do ácido salicílico

Deu para perceber que existem vários benefícios do ácido salicílico para o rosto, não é? Confira uma seleção de motivos que o tornam um excelente composto para sua pele.

Tratamento da acne

O ácido salicílico é amplamente utilizado no tratamento da acne, devido às propriedades queratolíticas. Ao ajudar na remoção das células mortas, na desobstrução dos poros e na redução da produção de sebo, ele combate a acne e previne o surgimento de novas lesões.

Esfoliação suave

Similar a um esfoliante químico, o ácido salicílico também ajuda a esfoliar suavemente a pele, removendo as células mortas. Assim, ele melhora a textura e o tom da pele, deixando-a mais macia e suave, com uma aparência mais jovial.

Tratamento da psoríase

A psoríase é uma condição de pele caracterizada por manchas avermelhadas e descamativas. Um dos benefícios do ácido salicílico é ajudar no tratamento desta condição, porque alivia os sintomas e reduz a descamação e a inflamação.

Remoção de verrugas, calos e calosidades

O ácido salicílico consegue amolecer a pele espessa e ajudar a remover verrugas, calos e calosidades. Isso porque ele ajuda a dissolver a queratina, uma proteína encontrada nessas lesões cutâneas, o que facilita a remoção.

Tratamento da caspa

Lembra que o ácido salicílico também está presente em shampoos? Ele ajuda a eliminar as células mortas do couro cabeludo, reduzir a descamação e aliviar a coceira associada à caspa. Por isso, você o encontra em diversos produtos próprios para o tratamento de caspa.

Como usar o ácido salicílico?

Aprender como usar o ácido salicílico dependerá do tipo de produto em questão. Indicamos a consulta com um dermatologista antes de montar sua rotina de cuidados com a pele, ok? Porém, podemos oferecer algumas diretrizes gerais para o uso do ácido.

1- Limpeza de pele: lave o rosto com um sabonete indicado para seu tipo de pele e enxágue-o com água morna;

2- Aplicação localizada: aplique uma pequena quantidade do produto em questão na região afetada. E use o dedo ou uma haste de algodão para espalhar suavemente;

3- Evite áreas sensíveis: não aplique o ácido salicílico na região dos olhos e dos lábios ou nas mucosas;

4- Tempo de aplicação: siga as instruções do fabricante com relação ao tempo de aplicação. Alguns produtos podem ser deixados na pele durante a noite, outros devem ser enxaguados após um certo tempo;

5- Proteção solar: o ácido salicílico pode deixar a pele mais sensível à exposição solar, por isso capriche na aplicação do filtro solar durante o dia.

Conheça os nutricosméticos da Belíssima Beauty!

Agora que você já sabe quais são os benefícios do ácido salicílico, que tal conhecer os nutricosméticos da Belíssima Beauty? Eles oferecem um mix de nutrientes que, aliados a uma alimentação balanceada, também auxiliam nos cuidados com a beleza e a saúde.

O Collagen+, por exemplo, é desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno. Já Mega Hair é um suplemento que ajuda na produção de queratina. Não deixe de acessar o site e ver mais informações sobre esses nutricosméticos!

 

fernanda@gearseo.com.br

Recent Posts

Descubra as causas do cabelo elástico e como tratar

O suor no couro cabeludo é algo que pode incomodar bastante, especialmente nos dias mais…

1 mês ago

Andar de bicicleta emagrece?

Se você está pensando em maneiras de perder peso de forma saudável e divertida, talvez…

1 mês ago

Kit skin care: veja quais produtos não podem faltar na sua rotina!

Se você está começando no mundo do skin care, montar um kit skin care pode…

1 mês ago

Envelhecimento precoce da pele: como cuidar?

O envelhecimento precoce da pele é uma preocupação crescente entre pessoas que desejam manter uma…

1 mês ago

Cabelo poroso: o que é e como tratar?

Os seus fios já apresentaram uma estética ressecada e com pontas duplas? Ou até mesmo…

2 meses ago

Cuidados com cabelos tingidos em casa

Quem aqui ama mudar o visual sem sair de casa? Se você está nessa vibe,…

3 meses ago