Alimentos que prejudicam a pele: saiba o que evitar na alimentação
Pele,

Alimentos que prejudicam a pele: saiba o que evitar na alimentação

28 de julho de 2023
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

Quando falamos em alimentos que prejudicam a pele, estamos nos referindo aos efeitos negativos que eles podem ter não só na aparência, mas também na saúde da pele. Para você ter uma ideia, alguns alimentos podem desencadear reações inflamatórias, desidratar a pele, diminuir a produção de colágeno e muito mais.

Esses e outros efeitos podem levar a uma série de consequências para a pele, como acne, vermelhidão e ressecamento. Mas não se preocupe! Nós da Belíssima Beauty fizemos uma lista com os principais alimentos que prejudicam a pele. Assim, você consegue evitá-los na sua alimentação. Confira!

1- Alimentos açucarados

Não é nenhuma novidade que os alimentos açucarados são prejudiciais à saúde, não é mesmo? O consumo excessivo de açúcar pode levar a um processo chamado “glicação”, que ocorre quando o açúcar no sangue se liga com as fibras de colágeno e elastina, tornando-as mais rígidas, gerando rugas e flacidez.

Além disso, o açúcar aumenta a produção de hormônios, como a testosterona, que está associada à acne. Um alto índice glicêmico pode desencadear picos de insulina, gerando as espinhas. O açúcar também contribui para a inflamação da pele, levando ao surgimento de rosácea, eczema etc.

Os alimentos açucarados aumentam a produção de sebo. Isso porque o açúcar estimula a produção de insulina no corpo, o que causa o excesso de sebo, obstruindo os poros. Sabemos que é difícil resistir a um docinho no dia a dia, mas nada como consumir o açúcar de forma moderada, certo?

2- Alimentos industrializados

Os alimentos industrializados — que incluem inclusive os refrigerantes — são muito prejudiciais à pele.

Fast food, salgadinhos, laticínios processados etc.: todos eles podem apresentar altos níveis de gorduras trans, açúcar refinado, aditivos químicos e conservantes.

Esses alimentos podem gerar inflamação na pele, contribuindo para o surgimento de acne, rosácea, eczema e outras condições. Por serem ricos em hormônios artificiais, podem interferir no equilíbrio hormonal do corpo. Além disso, são pobres em nutrientes, como vitaminas e minerais, o que prejudica a aparência da pele.

Os alimentos industrializados possuem poucas fibras, afetando diretamente a saúde digestiva, e a digestão está intimamente relacionada aos problemas de pele, como a acne e a inflamação. Muitas vezes, é difícil fugir desses alimentos, mas preze sempre pelo consumo de alimentos naturais e saudáveis.

Mulher com mão no rosto e expressão negativa

3- Bebidas alcoólicas

Que as bebidas alcoólicas não são as melhores amigas da nossa pele nós já sabemos. Não é que não podemos consumí-las, mas o seu excesso se enquadra na categoria de principais alimentos que prejudicam a pele. O primeiro ponto de atenção é a desidratação, já que o álcool é diurético.

O álcool também dilata os vasos sanguíneos, causando vermelhidão na pele, o que futuramente pode gerar o aparecimento de veias dilatadas (telangiectasias) e levar ao desenvolvimento de uma condição chamada “rosácea alcoólica”. Em quem já possui essas condições de pele, as bebidas alcoólicas tendem a agravá-las.

As bebidas alcoólicas aumentam a produção de radicais livres no corpo, que são moléculas instáveis causadoras de danos na pele. Elas levam ao envelhecimento precoce, ao aparecimento de rugas e à perda de elasticidade. O álcool prejudica também a absorção de nutrientes essenciais para a pele, como as vitaminas A, C e E.

4- Cafeína

A cafeína tem inúmeros benefícios à saúde, mas o consumo em excesso faz com que ela entre na categoria de alimentos que prejudicam a pele. Ela é conhecida por seu efeito estimulante, o que pode interferir na qualidade do sono, deixando-o desregulado. Isso aumentará o estresse e o desequilíbrio hormonal, afetando a saúde da pele.

O café é uma bebida diurética, ou seja, aumenta a produção de urina, podendo levar à desidratação. Ele pode deixar a pele seca, sem brilho e propensa a rugas. Além disso, alguns indivíduos são sensíveis à cafeína, o que pode gerar uma reação alérgica ou irritação na pele.

Para algumas pessoas, a cafeína pode desencadear ou agravar condições de pele, como acne, rosácea ou dermatite seborreica. Isso porque a cafeína pode estimular a produção de sebo ou aumentar a resposta inflamatória na pele. Por conta disso, é preciso ter muito cuidado e consumir moderadamente!

Belíssima Beauty: você mais saudável

Agora que você já sabe quais alimentos prejudicam a pele, procure evitá-los no dia a dia. Nós da Belíssima Beauty trazemos diversas dicas para você manter uma alimentação saudável, sempre comendo bem. Confira os nossos artigos com receitas especiais para você!

No catálogo da Belíssima Beauty, você encontra o Collagen+, que estimula a produção de colágeno e combate os radicais livres, e o Mega Hair, que favorece o desenvolvimento da queratina, principal proteína dos fios. Confira as especificações de cada produto e garanta já!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

salgadinho lanches comidas casa nhoque vitamina jantar vitaminas para unhas função do sérum panqueca saudável natural saúde capilar ácido mandélico ovo de páscoa alongamento skincare radicais livres açúcar demerara causas dicas salmão páscoa perda tratamento whey festa junina cuidados com a pele iorgute colágeno para unhas fruta salada low carb tropical cuidados com o cabelo olhos ingredientes receitas psoríase colorir cuidados com as unhas colágeno hidrolisado arroz de couve-flor Colágeno vaselina lifestyle curiosidades colágeno para articulações penteados simples vitamina A para cabelo açucar dermatite ácido oleoso pele oleosa empoderamento feminino adoçante ovos quinoa saúde da pele Pele colágeno e envelhecimento grão-de-bico niacinamida dicas de saúde oleosa coloridas loiro cabelo colágeno para pele treino automassagem verão burrata argila sensível praia antioxidantes saúde do cabelo diferença entre sérum e hidratante sopa receita suplemento para cabelo meditação guiada técnicas cacau tipos de cabelo shampoo a seco como preparar gergelim como fortalecer o cabelo alimentação saúde das unhas para que serve hidratante como fazer tratamentos tipos função do hidratante benefícios alimentos ricos em vitaminas para o cabelo rotina verdades vitamina para cabelo sintomas olheiras protetor térmico dieta retinol exercícios pepino rugas shampoo maquiagem protetor solar cabelos vitamina C para cabelo escova babyliss manga limpeza Beleza manicure saúde menta ácido latico bem-estar colágeno em pó carne ansiedade queda de cabelo gelado meditação crescimento de unhas cuidados pessoais esfoliação elasticidade peeling babosa óleo de gergelim melasma saudáveis saúde do corpo café mitos alimentação saudável molho spa day unhas nutrição capilar suplementação nutrientes pele acneica o que é frango petiscos sérum condicionador comer tipos de colágeno saúde da mente hidratação como usar água micelar mel grisalho banana salada de bacalhau Envelhecimento refeições cronograma capilar como usar protetor térmico cuidados vitiligo inverno práticas suplemento para pele bicicleta reconstrução capilar dia da saúde e nutrição cabelo cacheado saúde dormir sinais