Ingredientes

Açúcar demerara: o que é? Quais são os benefícios à saúde?

Você sabe o que é o açúcar demerara? Ele é originário da Guiana, um país do norte da América do Sul. Porém, apesar de sua origem, a maior concentração desse tipo de açúcar vem das Ilhas Maurício, na África. Quer saber mais sobre ele? O blog da Belíssima Beauty preparou um conteúdo especial para apresentá-lo!

Muito se comenta sobre o açúcar ser um ingrediente prejudicial à saúde. A realidade é que ele não é, desde que usado de forma correta. Existem diversas alternativas para adicioná-lo à sua alimentação, além de tipos diferentes do tradicional que são relativamente mais saudáveis. O açúcar demerara é um deles.

O que é o açúcar demerara?

Mas afinal, o que é o açúcar demerara? Ele é produzido a partir da cana-de-açúcar e possui grânulos grandes que o deixam mais crocante. Há também uma pequena quantidade de melaço, que o deixa com uma cor diferente do açúcar tradicional. A coloração é mais amarelada, semelhante ao caramelo.

Processamento

O açúcar demerara é saudável, principalmente devido ao seu processamento mínimo, contrário ao açúcar branco. Funciona da seguinte forma: primeiro, é extraído o caldo da cana-de-açúcar. Depois, ele é fervido e engrossado, transformando-se em uma espécie de calda.

Em seguida, assim que a água evaporar, ela vai endurecer, resultando no açúcar demerara. Apesar disso, ele ainda é considerado um açúcar adicionado, ou seja, não é um produto 100% natural.

Quais são os benefícios do açúcar demerara?

Afinal, quais são os benefícios do açúcar demerara? Por que ele é mais saudável do que o açúcar branco? Devido ao seu processamento, o alimento consegue reter uma maior quantidade de vitaminas e minerais, o que o deixa mais benéfico à saúde.

Entretanto, é preciso reforçar que o número de calorias permanece o mesmo. Por isso, o consumo do açúcar demerara deve ser feito com moderação. Ainda assim, ele permanece sendo uma opção mais saudável do que o açúcar branco.

Presença de micronutrientes

O açúcar demerara faz bem, primeiro, pela presença de melaço, que possui algumas vitaminas e minerais, como cálcio, ferro, magnésio, zinco, fósforo e vitaminas B3, B5, B6 e B9. Quanto mais escuro, mais desses nutrientes ele terá. Estes, por sua vez, fazem com que o açúcar seja melhor absorvido pelo organismo.

Gosto neutro

Além disso, o demerara é muito comparado ao açúcar mascavo. Porém, não se engane, pois eles são diferentes. A principal diferença está no gosto, que é bem mais neutro, dispensando aquele sabor característico e mais perceptível da cana-de-açúcar que o mascavo possui.

Imunidade

Devido à presença de zinco, o açúcar demerara auxilia no fortalecimento da imunidade. Esse benefício não se dá somente pelo mineral, mas também pelos agentes antioxidantes e pela vitamina B9, que fortalecem o sistema imunológico e até mesmo o sistema cardiovascular.

Ossos e músculos

As vitaminas e minerais presentes no açúcar demerara, como o cálcio, o potássio e o fósforo, ajudam consideravelmente no fortalecimento dos ossos e dos músculos. Assim, o alimento é uma excelente adição à dieta de quem pratica exercícios físicos, por exemplo.

Fonte de energia

O açúcar demerara também representa uma ótima fonte de energia. Isso acontece por conta de seu índice glicêmico médio, que distribui a energia para o corpo de uma forma mais equilibrada do que outros tipos de açúcar. Porém, lembre-se: o consumo deve ser moderado e na quantidade correta. Consulte um profissional da nutrição.

Sistema nervoso

Os nutrientes presentes no açúcar demerara também trabalham diretamente para o bom funcionamento do sistema nervoso. Eles potencializam as funções do nosso cérebro e até estimulam a produção de neurotransmissores que nos causam bem-estar.

Dicas de uso do açúcar demerara

Agora que você já sabe para que serve o açúcar demerara, deve estar se perguntando: como posso inseri-lo no meu dia a dia? A melhor maneira de saber detalhadamente sobre essa inserção é consultando um nutricionista. Entretanto, podemos ter uma base substituindo o açúcar branco pelo demerara em receitas.

Esse ingrediente combina perfeitamente com receitinhas mais saudáveis, como as de panqueca. A panqueca de cacau, por exemplo, fica uma delícia com o açúcar demerara. Além disso, sempre que quiser comer uma sobremesa mais light, vale inseri-lo nas receitas de bolos de banana e de cenoura.

Confira mais sugestões de receitinhas saudáveis no blog da Belíssima Beauty!

O que achou do açúcar demerara? Parece uma delícia, não é? Não deixe de adicioná-lo à sua dieta de forma moderada. Aproveite também para conferir o blog da Belíssima Beauty e encontrar outras receitas saudáveis para você adotar no dia a dia.

Conheça os produtos da Belíssima! O Collagen+, por exemplo, é um produto desenvolvido com peptídeos bioativos de colágeno. Já o Mega Hair é um suplemento que ajuda na produção de queratina. Acesse nosso site e veja mais informações sobre eles.

Jennifer

Recent Posts

Dia da Manicure: conheça a origem dessa data especial e entenda por que é importante

Você sabia que existe o Dia da Manicure? Essa é uma data especial para celebrar…

4 meses ago

Linhas de expressão: o que são, como prevenir e tratar

Sabe aquelas marcas finas que costumam aparecer na testa, ao redor dos lábios ou dos…

5 meses ago

Cabelos fracos e quebradiços: possíveis causas e dicas para fortalecer os fios

Quebra, falta de brilho, pontas duplas e queda. Esses são alguns sinais de cabelos fracos…

5 meses ago

O que é nutricosméticos? Entenda e conheça os benefícios

Você sabe o que é nutricosméticos? Eles são suplementos alimentares ricos em nutrientes importantes para…

5 meses ago

6 dicas de como fazer a unha crescer mais rápido

Para manter sua mão sempre linda, é preciso tomar alguns cuidados especiais. É interessante saber…

5 meses ago

Conheça as principais vitaminas para pele e seus benefícios

As vitaminas para pele são essenciais para manter a saúde cutânea, afinal, são elas que…

5 meses ago