A yoga surgiu há mais de cinco mil anos no Oriente como um método para unir corpo, mente e espírito. Porém, nos últimos anos, a prática e as variações dela têm se popularizado bastante no Ocidente, principalmente por conta dos benefícios da yoga para a saúde física e mental.
Com isso, há cada vez mais adeptos à yoga. Academias e estúdios inseriram aulas nas grades, assim como muitas pessoas começaram a praticar na própria casa. Não é por menos: as posições podem trazer bem-estar físico, melhorar a postura e ainda reduzir o estresse e a ansiedade.
Benefícios mentais e físicos da yoga
Os benefícios de praticar yoga tem sido estudados e notados por pesquisadores (e praticantes). Como a metodologia visa unir o bem-estar físico e o mental, as vantagens da atividade podem ser sentidas nos dois âmbitos, assim como no espiritual também. Vamos entender melhor?
Para o corpo
Entre os benefícios da yoga para o corpo, estão a melhora da postura corporal e da flexibilidade. Isso porque as posturas (asanas) exigem alinhamento do corpo, tanto quando feitas em pé quanto sentadas.
Além disso, os movimentos praticados em alguns estilos de yoga (que veremos mais adiante) ajudam a estender, flexionar e torcer a coluna. Então, entre os benefícios da yoga para a coluna, estão o fortalecimento dos músculos das costas e lombar, além do alívio da tensão na região.
“Os benefícios da yoga são inúmeros, transitando entre a saúde física e mental. A prática requer bastante força e concentração, contemplando em sua maior parte exercícios de isometria”, explica o educador físico Yanesko Bella (CREF 126702G/SP).
“Os exercícios trabalham grupos musculares de todo o corpo com baixo impacto, tendo um risco de lesão bastante inferior quando comparado a outras práticas. Além disso, a yoga aumenta a flexibilidade, alongamento e postura”, completa o profissional.
Para a mente
Pesquisas científicas têm sugerido que a prática diminui o estresse e os sintomas relacionados à ansiedade e à depressão. Por isso, ela é recomendada como uma espécie de terapia complementar.
Além disso, a yoga incrementa a autoconfiança. Isso está relacionado com os desafios que as posturas impõem. No início, elas até podem parecer difíceis, mas a prática regular traz cada vez mais consciência corporal, o que aumenta a confiança para fazer posturas diferentes.
Tipos de yoga e suas características
Você sabia que existem diferentes tipos de yoga, com metodologias, objetivos e benefícios próprios? Pois é! Todas trazem vantagens para a saúde mental e física, e podem ser praticadas por todas as pessoas. Saiba mais sobre cada uma a seguir:
Hatha yoga
É a mais popular no Ocidente. A Hatha yoga consiste em posturas mais leves e feitas em um maior espaço de tempo. Por isso, é uma boa opção para quem é iniciante. Esse tipo de yoga também trabalha a respiração, equilibrando mente e corpo, enquanto estimula a energia interna.
Vinyasa yoga
A Vinyasa yoga é ideal para quem busca mais movimentos. Ela consiste em uma sequência de movimentos, mantendo um fluxo constante de posturas de maneira quase coreografada. O segredo é alinhar a respiração com os asanas, aumentando a consciência corporal e a concentração.
Iyengar yoga
A Iyengar yoga consiste na permanência nas posturas e o alinhamento perfeito do corpo. Ela pode ser feita com equipamentos como cintos, blocos, cadeiras, cabos, entre outros. Esse estilo é uma boa opção para quem quer aliviar tensões e dores na coluna ou melhorar a flexibilidade e o alongamento.
Ashtanga Yoga
A Ashtanga Yoga é a linha mais intensa, já que desafia todo o corpo. Assim como a Vinyasa, ela consiste em uma série de movimentos em um fluxo conduzido pela respiração. O diferencial é trabalhar bastante a resistência muscular e o condicionamento físico, enquanto auxilia a desintoxicar o corpo e a mente.
Dicas essenciais para começar a praticar yoga
Ficou interessada nos benefícios da yoga e os diferentes estilos? Para colocar em prática e aproveitar todos os prós que a atividade tem a oferecer, é preciso se atentar a algumas dicas de yoga:
- Evite a autocobrança! Comece aos poucos e, com o tempo, você conseguirá fazer as posturas mais difíceis;
- Escolha um estilo de yoga que mais combina com você;
- Procure ajuda de um professor de yoga para receber as melhores posturas e aulas de acordo com seus objetivos e suas necessidades;
- Ao praticar em casa, procure um ambiente calmo para ajudar você a se concentrar.
Cuide-se de dentro para fora
Agora você já conhece os benefícios da yoga e sabe que ela é mais uma forma de autoconhecimento e autocuidado. Que tal combiná-la com outros hábitos saudáveis para continuar cuidando de si de dentro para fora?
Conheça os produtos da Belíssima Beauty para o cuidado de pele, cabelos e unhas, como o Collagen+ e o Mega Hair. Ambos possuem nutrientes essenciais para sua saúde, como o colágeno e a biotina. Aproveite e continue por dentro do nosso blog para receber mais dicas para uma vida plena e saudável, tanto de corpo quanto de alma!
Fontes consultadas:
DE BARROS, Nelson Filice et al. Yoga e promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, ed. 4, abril 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/4ZSqcXDmvfXGtbSkB8hw73v/abstract/?format=html&lang=pt&stop=next. Acesso em: 14 set. 2021.
LI, Amber W. et al. The effects of yoga on anxiety and stress. Alternative Medicine Review, v. 17, ed. 1, p. 21-35, Março 2012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22502620/. Acesso em: 14 set. 2021.
SAEED, Sy Atezaz et al. Depression and Anxiety Disorders: Benefits of Exercise, Yoga, and Meditation. American Family Physician, v. 99, ed. 10, p. 620-627, 15 maio 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31083878/. Acesso em: 14 set. 2021.