7 frutas de outono para experimentar durante a estação!
Ciência,

7 frutas de outono para experimentar durante a estação!

23 de junho de 2023
VOCÊ BELISSÍMA
DEIXE UM COMENTÁRIO

A estação em que as folhas caem no quintal chegou e não há nada melhor para aproveitá-la do que se deliciar com as famosas frutas de outono, não é? Além de elas serem apetitosas, consumi-las pode contribuir diretamente para sua saúde e seu bem-estar!

De acordo com um artigo publicado pela Nutri JR, empresa de consultoria em nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os alimentos sazonais — colhidos na estação de safra natural — possuem menos agrotóxicos e valor nutricional mais alto que os demais. Como são encontrados com facilidade, eles ainda são mais frescos, saborosos e comercializados por um preço reduzido.

Pensando nisso, a equipe da Belíssima Beauty preparou uma lista com as sete frutas mais comuns no outono do Brasil, que explica mais sobre os benefícios de cada uma. Continue a leitura e confira!

1- Banana

Encontrada em diferentes tipos, com tonalidades, tamanhos e sabores distintos, a banana é uma das frutas de outono mais populares no Brasil. De origem asiática, ela se adaptou facilmente ao clima do país e, hoje, é cultivada em quase todo território brasileiro, caracterizando-se pelo sabor doce e suave.

Altamente nutritiva, a banana é fonte de fibras, vitaminas (A, C e complexo B), minerais (potássio, magnésio, fósforo e cálcio), antioxidantes e carboidratos. O consumo dela é capaz de prevenir doenças cardiovasculares, favorecer o funcionamento intestinal, aumentar a saciedade, reduzir dores musculares e melhorar o humor e a visão.

2- Uva

Cultivada em quase todo o país, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, a uva é uma fruta do outono que agrada a muitos paladares. Encontrada com ou sem sementes e em diferentes cores, principalmente roxa (uva rubi) e verde (uva itália), ela possui um sabor que vai do doce ao levemente azedo.

A coloração interfere diretamente na composição nutricional dela, porque quanto mais escura for, mais rica em antioxidantes a uva será. No entanto, todas possuem uma alta quantidade de nutrientes, incluindo vitaminas (A, C, E e K) e minerais (cálcio, magnésio, fósforo e potássio), que contribuem para saúde cardiovascular, intestinal, ocular e imunológica, e ajudam a controlar o açúcar no sangue.

3- Goiaba

Suculenta, com sabor que pode ir do doce ao amargo, a goiaba é uma das frutas de outono queridinha entre os brasileiros. Conhecida pelo odor característico, ela tem vários tipos, sendo as mais comuns a de polpa branca com a casca esverdeada e a de polpa vermelha com a casca amarelada.

A diferença na cor também está relacionada aos nutrientes: a goiaba branca apresenta mais vitamina C, e a vermelha mais antioxidantes, como o licopeno. Ambas contêm fibras, vitaminas e minerais, que colaboram para a saúde cardíaca, imunológica, ocular e cerebral, além de promover saciedade.

mamão cortado

4- Abacate

Rico em fibras, vitaminas (C, K e do complexo B), minerais (potássio e cobre) e gorduras boas, o abacate também faz sucesso entre as frutas de outono. Com diferentes tipos, que variam em cor, tamanho e forma, ele se caracteriza por um sabor versátil e suave, por isso cabe nas mais diversas receitas doces e salgadas.

Apesar do que muitas pessoas pensam, a alta quantidade de gordura na composição dele pode trazer benefícios ao organismo. Entre as vantagens, estão: diminuição da pressão arterial, melhora no sistema cardiovascular, redução do estresse, bom funcionamento intestinal e fortalecimento dos sistemas imunológico, ósseo e ocular.

5- Laranja

Reconhecida por fortalecer o sistema imunológico, a laranja é uma fruta de meia-estação que não falta na mesa do brasileiro. Com um sabor que vai do doce ao levemente azedo, ela possui diferentes tipos, sendo a laranja-pera a mais comum no país.

Os benefícios dela costumam estar atrelados à alta quantidade de vitamina C na composição, mas a fruta também é rica em antioxidantes, fibras e minerais (potássio, fósforo, cálcio, ácido fólico, ferro). Por conta disso, consumi-la favorece o funcionamento do cérebro, do fígado, dos olhos, dos pulmões, do intestino e da tireoide, além de prevenir o envelhecimento precoce e doenças crônicas como câncer.

6- Caqui

O caqui é uma fruta de outono importada de países asiáticos que rapidamente se adaptou ao solo brasileiro. Com uma aparência bastante parecida com a do tomate, ele é encontrado em diferentes tipos com formatos parecidos, caracterizados pela alta quantidade de água na composição, pelo sabor adocicado e pela textura macia.

Quando está muito mole, ele pode conter uma substância que inibe a produção de saliva, o que indica que deve ser consumido maduro. A composição dele oferece vitaminas (A e C), minerais (cálcio, ferro e fósforo, magnésio, manganês e zinco) e antioxidantes que contribuem para a saúde cardiovascular, imunológica, intestinal, ocular e arterial, além de servir como fonte energética.

7- Kiwi

Fonte de fibras, colágeno, vitaminas (C, E e complexo B) e minerais (cálcio, cobre, manganês, fósforo, ferro, potássio e zinco), o kiwi é um fruto exótico e comum do outono, de formato oval, casca aveludada e marrom, polpa verde e cremosa com sementes pretas. Ele ainda tem um sabor doce, mas ligeiramente ácido.

Graças à alta quantidade de fibras, principalmente solúveis, a fruta estimula a proliferação das bactérias boas do intestino, contribuindo muito para o funcionamento do órgão. Fora isso, ela é capaz de fortalecer o sistema imunológico, proteger o coração, contribuir para a hidratação, estimular a circulação, controlar a pressão arterial, favorecer a regeneração celular, melhorar o humor e a visão.

Belíssima Beauty: cuide de você de dentro para fora!

E aí, gostou do conteúdo e já sabe quais frutas de outono incluir no seu prato? Então, que tal turbinar o cardápio apostando nos nutricosméticos? O mix de nutrientes desses suplementos, aliado a uma alimentação balanceada, pode contribuir para seu bem-estar e sua beleza de dentro para fora.

Na Belíssima Beauty, você encontra o Collagen+, feito com peptídeos bioativos de colágeno, ácido hialurônico, ácido ortossilícico, vitaminas e minerais. A composição dele estimula a produção de colágeno, enquanto combate as ações dos radicais livres e favorece a saúde da sua pele, dos seus cabelos e das suas unhas.

Também há o Mega Hair, um nutricosmético feito à base de biotina, zinco, L-metionina e L-cisteína. Essa fórmula potente estimula a produção de queratina, para deixar os fios capilares mais fortes, brilhantes e saudáveis. Conheça! 

Fontes consultadas: 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) (Brasil). Nutri JR. Alimentos Sazonais e porque consumi-los. Blog Nutri JR, [S. l.], p. 1, 12 jun. 2020. Disponível em: https://nutrijr.ufsc.br/alimentos-sazonais-e-porque-consumi-los/. Acesso em: 26 maio 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

burrata o que é meditação guiada rugas shampoo como usar protetor térmico para que serve petiscos jantar como usar manicure saúde da mente babosa lanches arroz de couve-flor cabelos dormir bicicleta queda de cabelo condicionador manga meditação olheiras esfoliação receitas suplementação elasticidade protetor solar tratamentos saúde do corpo mel técnicas sinais cuidados gelado iorgute colágeno em pó pele oleosa tipos de cabelo escova dieta hidratação água micelar lifestyle tipos receita protetor térmico oleoso praia limpeza olhos café salada de bacalhau dermatite quinoa molho alimentação açúcar demerara benefícios carne whey como fazer pepino tropical ácido latico inverno curiosidades ácido Beleza babyliss cacau vaselina cuidados com a pele verão saúde menta coloridas unhas gergelim retinol páscoa pele acneica saudáveis banana práticas rotina ansiedade exercícios ácido mandélico saúde mental comidas sensível casa colorir natural empoderamento feminino Colágeno penteados simples verdades nhoque saúde grão-de-bico ovos salada radicais livres grisalho peeling dicas de saúde alimentação saudável salgadinho tarefas óleo de gergelim sérum cuidados com o cabelo Envelhecimento saudável comer cuidados pessoais maquiagem salmão causas fruta alongamento mitos spa day niacinamida oleosa automassagem tratamento dia da saúde e nutrição Pele refeições cuidados com as unhas psoríase antioxidantes festa junina loiro melasma dicas colágeno hidrolisado skincare panqueca adoçante saúde capilar perda frango bem-estar low carb açucar shampoo a seco sopa ovo de páscoa vitiligo ingredientes como preparar cabelo cacheado argila cabelo nutrição capilar vitamina sintomas treino