Sair do banho, passar aquele creme hidratante por todo o corpo e fazer skincare no rosto. Essa é a rotina de cuidados de muitas mulheres e, no dia a dia agitado, pode ser feita de forma automática, mas você sabe qual a importância de fazer a hidratação da pele da forma correta?
Hidratar o corpo e o rosto é fundamental para a reposição e a retenção de água na derme e na epiderme. Esse hábito ajuda a manter a barreira de proteção da pele contra irritações e agentes externos, como poluição, calor excessivo, clima seco, entre outros.
Se não hidratarmos a cútis, ela perde capacidade de defesa, aumentando o risco de alergias, infecções, irritações e fissuras. Por isso, é importante que todos os tipos de pele sejam hidratados, desde as mais secas até as mais oleosas.
Sabendo como funciona a hidratação da pele e os benefícios dela, é hora de ver formas de potencializar o efeito hidratante e garantir uma pele mais saudável e macia. Confira as dicas que preparamos para você!
1. Evite banhos muito quentes
Pensando que a maioria das mulheres hidrata a pele após o banho – veremos a importância disso daqui a pouco –, uma das dicas sobre como hidratar a pele é evitar a água muito quente. Esse hábito retira a oleosidade natural, deixando a pele ressecada e afetando a barreira de proteção dela.
Sabe o que mais pode acontecer? As glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de sebo no rosto) entendem que a pele está ressecada e produzem ainda mais óleo.
Ou seja, em vez de ter uma pele mais saudável e hidratada, ela fica mais oleosa que o normal. Por isso, é interessante deixar o banho quente de lado, por mais prazeroso que seja, e apostar em banhos mornos, em dias mais frios, ou gelados, em dias mais quentes.
2. Passe o hidratante logo após o banho
Já que estamos falando de banho, o momento ideal para hidratar a pele do rosto e do corpo é justamente ao sair do chuveiro. Isso porque, com a pele úmida, os poros conseguem absorver melhor os ativos dos produtos. Além disso, é nesse momento que a cútis está limpa.
Para que a absorção seja ainda mais completa, passe o creme massageando o corpo e focando, principalmente, nas áreas naturalmente mais ressecadas, como calcanhares, joelhos e cotovelos. Quanto ao rosto, procure passar o produto em movimentos circulares.
Uma dica importante é não usar o mesmo sabonete no corpo e no rosto, nem o mesmo hidratante. Prefira investir em produtos específicos para seu tipo de pele, tanto para a higienização, quanto para a hidratação. Vamos ver a seguir.
3. Escolha produtos específicos para o seu tipo de pele
Lembra que falamos que a hidratação é importante para todos os tipos de pele? Então, mesmo tendo propensão à maior oleosidade no rosto, não pule essa etapa da rotina de cuidados, ok? Basta investir em um hidratante para pele oleosa.
Os produtos costumam ter ativos importantes para a reposição das moléculas de água e dos lipídeos da pele, como vitamina B5, ácido hialurônico, manteiga de karité, ceramidas, glicerina, entre outros. Então, qual deles é o melhor hidratante de pele seca, mista e oleosa?
“Independentemente de ser seca, mista ou oleosa, todos os tipos de pele necessitam de hidratação. O que varia são os formatos dos produtos a serem aplicados, bem como seus ativos”, ressalta o nutricionista Yanesko Bella (CRN 363821).
“Para as peles mais oleosas, são recomendados produtos mais leves, como soluções aquosas e gel livres de álcool. Por outro lado, as peles secas apresentam maior necessidade de hidratação”, completa o profissional. “Neste caso, além dos cremes mais encorpados, são indicados óleos naturais, como, por exemplo, óleo de rosa mosqueta. Para as peles combinadas (mista), são recomendados hidratantes de textura suave e sérum hidratantes”, finaliza.
4. Aposte em alimentos que potencializam a hidratação
Certamente, você já ouviu aquele ditado que diz que somos o que comemos, não é? Para a hidratação da pele, não é diferente. Aquilo que ingerimos traz resultados importantes para a cútis. Inclusive, você sabia que existe uma relação importante entre a saúde intestinal e a da pele?
Por isso, é interessante investir em alimentos para hidratar a pele. Alguns exemplos são: batata-doce, pepino, espinafre, cenoura, ricos em vitamina A e C, antioxidantes. Oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, também são excelentes. Peixes como atum, salmão e sardinha são ricos em ômega 3, nutriente que traz viço e elasticidade.
5. Invista em nutricosméticos com ácido hialurônico
Sabia que o ácido hialurônico consegue reter 10 vezes mais água que o próprio volume? Pois é! Isso faz dele um ótimo componente para a hidratação da pele. Mesmo sendo produzido naturalmente pelo nosso organismo, com o passar dos anos, a concentração dele é reduzida, assim como a do colágeno.
Então, vale apostar em nutricosméticos com esses componentes na fórmula, como o Collagen+, rico em peptídeos de colágeno, mas também ácido hialurônico. Além da hidratação, ele atua na desaceleração do envelhecimento da pele, prevenindo as linhas de expressão e a flacidez.
O Collagen+ é livre de produtos químicos, metais pesados, sódio e hormônios, e tem alta taxa de absorção, o que garante resultados mais rápidos. Além disso, a produção dele conta com a purificação do colágeno, garantindo um produto mais genuíno e eficaz.
6. Hidrate-se de dentro para fora
Para garantir uma hidratação da pele de dentro para fora, nada é melhor que beber bastante água. Manter-se hidratada ajuda a eliminar toxinas do corpo e a levar os nutrientes necessários para uma pele mais saudável. Por isso, beba entre 1,5 e 2 litros de água por dia.
Leia também: dicas práticas de como evitar estrias
Quer saber mais sobre cuidados com a pele? Confira as nossas dicas de como evitar estrias, entendendo o que pode causá-las e quais hábitos são interessantes para combater o aparecimento dessas marcas na pele.
Fonte consultada:
BARRICHELLO, Bianca et al. Revista Científica de Estética e Cosmetologia, v. 1, n. 1, p. 39-43, 2020